Resumo |
A Agroecologia surgiu a partir de diversas críticas da sociedade civil ao modelo da modernização da agricultura. Os agricultores/as familiares iniciaram um processo de luta que, dentre outros, levou à criação da Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica. O projeto Comboio Agroecológico do Sudeste (uma rede de núcleos de agroecologia) foi aprovado em um edital resultante desta Política. Dentre as metas do projeto está a realização de quatro caravanas agroecológicas e culturais, nas quais busca-se coletar e analisar coletivamente os dados dos agroecossistemas. Neste trabalho são apresentados os resultados da sistematização das questões relacionadas ao eixo proteção, manejo e conservação dos recursos naturais, na primeira caravana realizada em Minas Gerais. Na caravana participaram agricultores/as familiares, quilombolas, estudantes de Educação do campo e de outras áreas, pesquisadores, professores, atingidos por barragens, assentados, indígenas e extrativistas. Para sistematizar as questões relacionadas ao Eixo Proteção, manejo e conservação dos recursos naturais foi organizada uma planilha com as questões geradoras relacionadas a este eixo. A análise dos relatos demostraram que as experiências agroecológicas possuem sistemas produtivos diversificados, ecologicamente equilibrados e que respeitam as condições locais do ambiente. Segundo um agricultor: “Quando vocês olham ao redor podem perceber que temos muitas palmas, é porque elas são mais resistentes à seca, e também servem de alimento para o gado e até para a família” (Agricultor de Itaobim/MG). Em muitas experiências são relatadas um histórico de luta por terra, por água e pela vida. A Caravana é um instrumento pedagógico interessante para a identificação e analise coletiva dos agroecossistemas e dos territórios. Entretanto, a sistematização das informações pode ser comprometida, já que são vários relatores com diferentes olhares. Para amenizar tal problema é preciso aperfeiçoar a forma de relatoria. A análise dos relatos demostra que os agricultores/as utilizam práticas de manejo que cuidam da terra, água e da biodiversidade. No entanto, ainda persistem as ameaças e conflitos com o agronegócio, por terra, por água e pela vida. Apoio Projeto Comboio Ecoar/CNPq edital 81/2013 e PROEXT-MEC2015. |