Resumo |
A importância dos cenários clínicos e do aprendizado prático é historicamente reconhecida no curso de medicina. Com eles é possível extrapolar os livros e a sala de aula para aplicar e fixar o conhecimento, aprender ainda mais e ganhar experiência. No entanto o que se observa é que a maioria dos cenários ditos “práticos” possuem muitos vieses, em um ar de artificialidade, distante da medicina real. Segundo tais perspectivas, a Liga Acadêmica de Clínica Médica da Universidade Federal de Viçosa (LACM-UFV) implementou uma atividade prática com uma metodologia ímpar, cujo objetivo é estimular o aprendizado do método clínico e do verdadeiro raciocínio diagnóstico. Apresentar a atividade prática implementada pela LACM-UFV, sua metodologia e funcionamento, bem como os resultados apresentados até então. Baseado no “projeto Anjos da guarda”, os membros da LACM-UFV são divididos em duplas, sendo um novato e outro veterano. Cada dupla assume um paciente internado em enfermaria clínica do Hospital São Sebastião (HSS), sem vieses de escolha. Os alunos se apresentam, realizam a entrevista médica e a investigação semiológica pertinente, sem consulta a prontuários ou médicos assistentes. Da coleta de dados a dupla estrutura seu raciocínio clínico e diagnósticos de trabalho, e sugere a propedêutica e o manejo, como um médico em seu real cotidiano. Ao final o caso é apresentado aos membros da liga e ao coordenador docente, em reunião oficial da liga, a qual é aberta a qualquer interessado. A atividade vem sendo realizada nas enfermarias do Hospital São Sebastião, em Viçosa MG, durante os anos de 2014 e 2015, com um total de 10 casos em 7 reuniões, e média de 22 participantes em cada. Foram abordados temas de grande relevância à prática médica, de forma sindrômica, como febre, tosse e dor abdominal. Na enfermaria, o aprendizado à beira do leito é amplo e rico, envolvendo desde a relação médico-paciente até as habilidades clínicas essenciais ao discente. Nesses momentos é possível correlacionar a teoria e treinar a semiótica aprendida ao longo da formação. A presença do veterano (“anjo”) contribui para a facilitação e o aprofundamento do aprendizado de ambos. Nas reuniões os casos são abordados com o enfoque no raciocínio clínico diagnóstico, amplo, elaborado sem vieses, partindo da generalidade para a especialidade, de forma mais próxima com a realidade cotidiana do médico. A atividade prática implementada no cenário real hospitalar pelos membros da LACM-UFV mostrou-se útil e factível, contribuindo para o desenvolvimento da capacidade do acadêmico para entrevistar, examinar, selecionar dados e formular diagnósticos sindrômicos, configurando-se em uma ferramenta diferente de muitas aulas de medicina chamadas de "práticas" mas que na realidade são "pseudopráticas". Espera-se, no futuro, ampliar a atividade, aumentando o número de apresentações e agregando mais docentes nas suas discussões. |