Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 4016

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Metodologias de ensino e práticas educativas
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Bolsa PROEXT
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Sean Hideo Shirata Lanças
Orientador LUCAS VILAS BOAS MAGALHAES
Outros membros Gabriela de Campos Viveiros, Laís Rodrigues Maffia, Victoria Costa Dias, Vitor Gabriel Ribeiro Grossi, Viviani de Rezende Carvalho
Título Anjos da guarda: uma atividade prática da LACM-UFV nas enfermarias
Resumo A importância dos cenários clínicos e do aprendizado prático é historicamente reconhecida no curso de medicina. Com eles é possível extrapolar os livros e a sala de aula para aplicar e fixar o conhecimento, aprender ainda mais e ganhar experiência. No entanto o que se observa é que a maioria dos cenários ditos “práticos” possuem muitos vieses, em um ar de artificialidade, distante da medicina real. Segundo tais perspectivas, a Liga Acadêmica de Clínica Médica da Universidade Federal de Viçosa (LACM-UFV) implementou uma atividade prática com uma metodologia ímpar, cujo objetivo é estimular o aprendizado do método clínico e do verdadeiro raciocínio diagnóstico. Apresentar a atividade prática implementada pela LACM-UFV, sua metodologia e funcionamento, bem como os resultados apresentados até então. Baseado no “projeto Anjos da guarda”, os membros da LACM-UFV são divididos em duplas, sendo um novato e outro veterano. Cada dupla assume um paciente internado em enfermaria clínica do Hospital São Sebastião (HSS), sem vieses de escolha. Os alunos se apresentam, realizam a entrevista médica e a investigação semiológica pertinente, sem consulta a prontuários ou médicos assistentes. Da coleta de dados a dupla estrutura seu raciocínio clínico e diagnósticos de trabalho, e sugere a propedêutica e o manejo, como um médico em seu real cotidiano. Ao final o caso é apresentado aos membros da liga e ao coordenador docente, em reunião oficial da liga, a qual é aberta a qualquer interessado. A atividade vem sendo realizada nas enfermarias do Hospital São Sebastião, em Viçosa MG, durante os anos de 2014 e 2015, com um total de 10 casos em 7 reuniões, e média de 22 participantes em cada. Foram abordados temas de grande relevância à prática médica, de forma sindrômica, como febre, tosse e dor abdominal. Na enfermaria, o aprendizado à beira do leito é amplo e rico, envolvendo desde a relação médico-paciente até as habilidades clínicas essenciais ao discente. Nesses momentos é possível correlacionar a teoria e treinar a semiótica aprendida ao longo da formação. A presença do veterano (“anjo”) contribui para a facilitação e o aprofundamento do aprendizado de ambos. Nas reuniões os casos são abordados com o enfoque no raciocínio clínico diagnóstico, amplo, elaborado sem vieses, partindo da generalidade para a especialidade, de forma mais próxima com a realidade cotidiana do médico. A atividade prática implementada no cenário real hospitalar pelos membros da LACM-UFV mostrou-se útil e factível, contribuindo para o desenvolvimento da capacidade do acadêmico para entrevistar, examinar, selecionar dados e formular diagnósticos sindrômicos, configurando-se em uma ferramenta diferente de muitas aulas de medicina chamadas de "práticas" mas que na realidade são "pseudopráticas". Espera-se, no futuro, ampliar a atividade, aumentando o número de apresentações e agregando mais docentes nas suas discussões.
Palavras-chave semiologia, clínica médica, ensino médico
Forma de apresentação..... Painel
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