Resumo |
INTRODUÇÃO: A liderança é uma habilidade essencial para o enfermeiro em qualquer que seja o cenário de sua intervenção. A prática de enfermagem acontece em equipes exigindo deste profissional habilidades e competências de liderança haja vista a necessidade de se comunicar, gerenciar conflitos, fortalecer potencialidades, influenciar tomada de decisões a fim de garantir um desempenho satisfatório do processo de trabalho. Tendo em vista o desafio de proporcionar uma formação critica e reflexiva, apresentamos a possibilidade pedagógica do filme “Desafiando Gigantes” como estratégia de ensino sobre gerenciamento em enfermagem. OBJETIVO: Relatar a experiência pedagógica do uso do filme “Desafiando Gigantes” no ensino sobre gerenciamento em enfermagem. DESCRIÇÃO DAS PRINCIPAIS AÇÕES: Trata- se de um relato de experiência sobre a utilização do filme “Desafiando Gigantes” no ensino de gerenciamento em enfermagem. Foi realizado um seminário cujo objetivo foi construir de forma dialógica e coletiva conhecimentos sobre liderança em enfermagem bem como problematizar o desenvolvimento de habilidades e competências para seu exercício. Para tanto, utilizou-se o filme como recurso pedagógico de mediação do processo de ensino-aprendizagem. A atividade foi realizada no período de março de 2015 na disciplina Gerência em Enfermagem I. RESULTADOS ALCANÇADOS ATÉ O MOMENTO: Percebe-se que o filme possibilita conexões teóricas importantes sobre gerenciamento em enfermagem como liderança, motivação, planejamento, trabalho em equipe, gerenciamento de conflitos, organização, meta, objetivo, gestão de pessoal, tomada de decisões e comunicação. O filme permite problematizar de forma mobiliza a cognição e emoção no processo de construção do conhecimento. O processo de liderança está associado à capacidade de instigar as pessoas a atuarem de modo ético e profissional na construção de vínculos de confiança e sincronia para o alcance de objetivos coletivos. A motivação relaciona-se diretamente com a produtividade e a qualidade no trabalho no contexto organizacional exercendo influencia diretamente na melhoria dos resultados. CONCLUSÕES: As metodologias ativas e o uso de estratégias não convencionais que mobilizam sensibilidade, afeto e percepção propiciam um pensamento crítico que transcende a lógica tecnicista que predomina no ensino no campo da saúde. O filme como estratégia pedagógica propiciou debate, tornou mais dinâmica a apresentação do seminário, estimulou a participação da turma e apresentação de seminários A discussão final entre os grupos dos aspectos abordados no filme demonstrou que embora muitos aspectos tenham se repetido durante analise do filme, na maioria das vezes as perspectivas trazidas por cada grupo era singular, e que ainda há características fundamentais para um gerenciamento eficaz as quais foram prevalentes nas apresentações. |