Resumo |
A gestão de pessoas tem acompanhado as diversas transformações que o ambiente organizacional vem sofrendo devido a globalização e a partir delas seus modelos de gestão vão evoluindo ao longo do tempo. O uso do conceito de competência permitiu que a gestão de pessoas se modificasse de forma a se tornar mais alinhada com as expectativas e as necessidades das organizações e dos indivíduos, o que caracterizou uma serie de ganhos. A avaliação de desempenho é uma das demandas mais difíceis na gestão de pessoas, porém, os métodos hoje empregados nos permitem analisar não só a execução das tarefas, mas também o comportamento, as metas, os resultados e o potencial, buscando o desenvolvimento do indivíduo dentro da organização. Neste trabalho, buscou-se analisar qual o papel da avaliação de desempenho utilizando competências. Para tal, o trabalho foi organizado a partir da revisão de literatura, onde foram introduzidos conceitos ligados a “gestão de pessoas”, “competências”, “avaliação de desempenho” e “lideranças”, que no fim possibilitou a construção de um instrumento com base nesses conceitos e nos dados obtidos em uma empresa de TI da zona da mata mineira. A área de gestão de pessoas tem papel fundamental na empresa, pois gerir pessoas hoje é gerir um dos principais diferenciais das organizações e a gestão por competências permite que se alinhe o potencial humano às estratégias da empresa, de forma a se obter resultados visíveis em todas as áreas, desde a produção até o marketing. Ou seja, a gestão por competências despontou como alternativa real em relação aos métodos tradicionais, como uma nova forma de estruturar as ações de recursos humanos. Até o momento da conclusão deste trabalhado não foi possível a aplicação do novo modelo de avaliação proposto. Porém, acreditamos que esta nova forma de avaliação possibilitará um fortalecimento da organização e o desenvolvimento de talentos internos, melhorando o desenvolvimento das equipes, identificando lacunas e servindo de estímulo para que tanto o sujeito, quanto a organização, alcancem resultados satisfatórios. |