Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 3987

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Educação e formação universitária
Setor Departamento de Matemática
Bolsa PIBIC/CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Cristiane Neves Mello
Orientador MARLI REGINA DOS SANTOS
Título Produção Matemática de professores e seus alunos em atividades com o computador
Resumo Na pesquisa de iniciação científica realizada, investigamos o uso de tecnologias digitais por professores da Educação Básica. Para o desenvolvimento da pesquisa, além de estudos teóricos relacionados ao tema, foram pesquisados temas matemáticos da Educação Básica e realizados minicursos cujas atividades envolviam o software GeoGebra. O público-alvo dos minicursos foram professores de matemática de uma escola pública da região de Viçosa/MG e buscamos analisar as interações havidas e as concepções dos professores sobre o uso das tecnologias no ensino de matemática. Como instrumento de coleta de dados, utilizamos a observação participante e questionários que foram aplicados antes e após o minicurso. A metodologia de pesquisa baseou-se na abordagem qualitativa. Nos questionários buscamos traçar o perfil dos participantes quanto ao uso das tecnologias e compreender os fatores que podem influenciar na ausência desses recursos em sala de aula. Os objetivos da pesquisa foram: analisar as concepções dos professores participantes quanto ao uso de tecnologias; apresentar aos professores atividades investigativas com o GeoGebra, passíveis de serem utilizadas em sala de aula; e compreender quais fatores influenciam no uso de tecnologias em sala de aula e quais ações poderiam contribuir com a sua inserção no ambiente escolar, segundo a opinião dos professores. Com base nos dados coletados, verificamos que, embora ainda existam muitos empecilhos para que os professores utilizem as tecnologias em suas aulas, eles percebem a importância desse recurso em sua prática e a necessidade de adequar suas aulas para atender a essa nova demanda. Apesar das dificuldades associadas ao uso de tecnologias em sala de aula, é grande o interesse e empenho dos professores para conhecer e utilizar os recursos em sua prática. Ao longo da pesquisa e em nossas visitas às escolas, notamos, também, que o processo de inserção das tecnologias no ensino é lento, gradual e envolve empenho e condições estruturais. Por outro lado, a utilização das tecnologias digitais na sala de aula vem ganhando mais espaço no ambiente escolar, fazendo com que o seu uso fique mais acessível, sua utilização mais comum e as colaborações para o processo de ensino-aprendizagem mais perceptíveis.
Palavras-chave Tecnologias Digitais, Matemática, Ensino
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,67 segundos.