Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 3985

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Ensino médio
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Física teórica, experimental e de simulação
Setor Colégio de Aplicação - Coluni
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor JULIANO CESAR ALVES REIS
Orientador DANIEL RODRIGUES VENTURA
Título O Uso de Tecnologias no ensino da Física
Resumo Estudar física em escolas públicas ou privadas no Brasil na maioria das vezes é entediante e desestimulante, pois uma grande parte destas escolas utiliza de métodos tradicionais, ou seja, em simples exposições teóricas, sem que o aluno perceba as aplicações do conteúdo estudado no cotidiano ou os utilize para analisar e entender a mundo a sua volta. Tal situação desestimula-o, anula a sua efetiva participação e interação nas aulas e, portanto, compromete o aprendizado da disciplina por parte dos estudantes. Neste contexto, propor novas metodologias de ensino de física que despertem a atenção dos alunos se torna importante. Pesquisas recentes desenvolvidas no Brasil e no exterior relataram melhoria no aprendizado dos alunos em disciplinas como Cálculo I e Física I, após a adoção de métodos de ensino que tornavam o aluno menos passivo, adquirindo, dessa forma, uma participação mais efetiva em seu processo de aprendizagem. Diante de tantas forças contrárias a esse aprendizado e tentando diminuir este fracasso no aprendizado desta ciência foi desenvolvido esta pesquisa que visa a testar o impacto de novas técnicas de ensino de física.  Um modelo de aula que associa a parte teórica com a parte prática, de forma a despertar o interesse do aluno e expor todo o conteúdo necessário, foi testado. Analisamos a eficiência desse modelo no aprendizado de ciências de estudantes do quarto e quinto ano Ensino Fundamental de escolas estaduais do município de Viçosa. Estes participaram de um curso de extensão ministrados pelos próprios integrantes do trabalho, com o intuito de revisar o conteúdo de Energia, Calorimetria, Termodinâmica, Ótica e Ondulatória. Neste caso, o conteúdo exposto por slides e pela explicação dos ministrantes foi completado com a exibição de experimentos, animações de computador e vídeos. Tentamos, portanto ampliar o contato entre os alunos com o conteúdo, transmitindo o conteúdo de forma que ele pudesse, através da própria percepção, interagir com os conceitos aprendidos na aula teórica e, assim, clarificando-os e dotando-os de uma significação mais efetiva na vida do estudante. Desta forma, é possível ao aluno compreender mais facilmente algo que, quando ensinado apenas de forma teórica, se torna complexo, quase que incompreensível. Logo após as aulas foram propostas tarefas de recorte, colagem, e pesquisa para os alunos fazerem em casa, de modo a associarem o que aprenderam na aula com o seu dia-a-dia.
Palavras-chave tecnologia, novos métodos de ensino, física
Forma de apresentação..... Painel
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