Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 3983

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Ciências Sociais
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Genival Souza Bento Júnior
Orientador MARCELO JOSE OLIVEIRA
Outros membros Camila Amancio Stamm, Marynara de Souza Belico
Título Intervenção do PIBID-Sociologia na educação básica: A utilização da redação como mecanismo preparatório e de representação
Resumo A partir do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) é notável a implantação de diversas políticas públicas que objetivam a ampliação das vagas nos cursos superiores no Brasil. Para unificar a forma de seleção dos candidatos às vagas nas instituições federais brasileiras o Ministério da Educação reformulou o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM e com isso firmou uma proposta democrática e de um ensino de qualidade. O ProUni foi outro programa que faz uso do ENEM como forma de seleção. Com isso nota-se uma mudança na rotina dos candidatos a uma vaga em uma instituição de ensino superior. O crescimento e a busca por cursos extraclasse que trabalhem alinhados com as exigências do ENEM é notável. Ao mesmo tempo, percebe-se que a educação pública da rede estadual, responsável pela oferta do ensino secundário, é adjetivada como ineficaz e precária, influenciando negativamente nos resultados de seus alunos que competem por uma vaga em uma universidade. Avaliando este cenário, os bolsistas do PIBID-Sociologia da Escola Estadual Effie Rolfs desenvolveram uma proposta de metodologia no ensino da redação que tem como objetivo a preparação para o ENEM. Sendo um complemento do simulado integrado desenvolvido pela escola, a redação traz temas dentro das exigências pautadas pelo MEC. Toda a metodologia criada pelos bolsistas busca aproximar o estudante com as regras, normas, pressões e gerenciamentos criados durante a prova. Os temas escolhidos são apresentados ao professor supervisor do PIBID e após a escolha são tratados sigilosamente por todos os envolvidos no processo. O formato do material segue os mesmos padrões das redações do ENEM, incluindo a formatação, o uso de diversos gêneros textuais, como charges, propagandas, poemas entre outros. A correção do material produzido é realizada pelos próprios bolsistas do PIBID e feita a partir das competências preparatórias estipuladas pelo Ministério da Educação. A intervenção possibilitou aos pesquisadores perceber algumas representações sobre temas da agenda brasileira sob a ótica dos estudantes secundaristas e como os mesmos se portam durante o momento da redação. Para ampliar o conhecimento acerca das percepções dos alunos utilizamos a metodologia do "grupo focal" envolvendo os estudantes de todas séries participantes do projeto.
Palavras-chave Redação, ENEM, Representação
Forma de apresentação..... Painel
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