ISSN |
2237-9045 |
Instituição |
Universidade Federal de Viçosa |
Nível |
Graduação |
Modalidade |
Ensino |
Área de conhecimento |
Ciências Humanas e Sociais |
Área temática |
Educação |
Setor |
Departamento de Ciências Sociais |
Bolsa |
PIBID |
Conclusão de bolsa |
Não |
Apoio financeiro |
CAPES |
Primeiro autor |
Genival Souza Bento Júnior |
Orientador |
MARCELO JOSE OLIVEIRA |
Outros membros |
Camila Amancio Stamm, Marynara de Souza Belico |
Título |
Intervenção do PIBID-Sociologia na educação básica: A utilização da redação como mecanismo preparatório e de representação |
Resumo |
A partir do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) é notável a implantação de diversas políticas públicas que objetivam a ampliação das vagas nos cursos superiores no Brasil. Para unificar a forma de seleção dos candidatos às vagas nas instituições federais brasileiras o Ministério da Educação reformulou o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM e com isso firmou uma proposta democrática e de um ensino de qualidade. O ProUni foi outro programa que faz uso do ENEM como forma de seleção. Com isso nota-se uma mudança na rotina dos candidatos a uma vaga em uma instituição de ensino superior. O crescimento e a busca por cursos extraclasse que trabalhem alinhados com as exigências do ENEM é notável. Ao mesmo tempo, percebe-se que a educação pública da rede estadual, responsável pela oferta do ensino secundário, é adjetivada como ineficaz e precária, influenciando negativamente nos resultados de seus alunos que competem por uma vaga em uma universidade. Avaliando este cenário, os bolsistas do PIBID-Sociologia da Escola Estadual Effie Rolfs desenvolveram uma proposta de metodologia no ensino da redação que tem como objetivo a preparação para o ENEM. Sendo um complemento do simulado integrado desenvolvido pela escola, a redação traz temas dentro das exigências pautadas pelo MEC. Toda a metodologia criada pelos bolsistas busca aproximar o estudante com as regras, normas, pressões e gerenciamentos criados durante a prova. Os temas escolhidos são apresentados ao professor supervisor do PIBID e após a escolha são tratados sigilosamente por todos os envolvidos no processo. O formato do material segue os mesmos padrões das redações do ENEM, incluindo a formatação, o uso de diversos gêneros textuais, como charges, propagandas, poemas entre outros. A correção do material produzido é realizada pelos próprios bolsistas do PIBID e feita a partir das competências preparatórias estipuladas pelo Ministério da Educação. A intervenção possibilitou aos pesquisadores perceber algumas representações sobre temas da agenda brasileira sob a ótica dos estudantes secundaristas e como os mesmos se portam durante o momento da redação. Para ampliar o conhecimento acerca das percepções dos alunos utilizamos a metodologia do "grupo focal" envolvendo os estudantes de todas séries participantes do projeto. |
Palavras-chave |
Redação, ENEM, Representação |
Forma de apresentação..... |
Painel |