Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 3982

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação, diversidade e inclusão
Setor Departamento de Letras
Bolsa CAPES
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor Ana Rosa Lourenço
Orientador MICHELLE NAVE VALADÃO
Outros membros Lillian Ferreira Rodrigues
Título Educação inclusiva de surdos: considerações sobre o ensino de LIBRAS na escola
Resumo O reconhecimento da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS pela Lei 10.436, de 2002, ocasionou importantes discussões sobre os direitos linguísticos das pessoas surdas. No âmbito educacional, uma vez oficializada como segunda língua do país, é de suma importância que a LIBRAS seja usada nos ambientes escolares como veículo de comunicação, e como mediadora dos processos de ensino e aprendizagem dos alunos surdos. Com base nessas considerações, a pesquisa objetivou discutir e analisar a educação inclusiva de alunos surdos, a partir da aprendizagem da LIBRAS pela comunidade de uma escola do município de Viçosa-MG. O projeto teve início em maio de 2013 e foi elaborado para um período de duração de 36 meses. Devido ao foco na educação básica, o trabalho foi concebido por meio de uma metodologia participativa, de cunho intervencionista, de maneira que os pesquisadores pudessem desempenhar um papel ativo na coleta, análise e interpretação dos resultados. O corpo metodológico fundamentou-se na abordagem qualitativa e fez uso do diário de campo para a coleta dos dados. O projeto se materializou por meio de dois caminhos distintos e inter-relacionados: o primeiro priorizou ações de intervenção, com o oferecimento de cursos de LIBRAS para toda a comunidade escolar (professores, funcionários e alunos), que se constituiu no público alvo da pesquisa; e o segundo se preocupou em verificar as contribuições de tais ações sobre a educação inclusiva dos alunos surdos da escola. Após o segundo ano de seu desenvolvimento, diversos foram os resultados alcançados, principalmente em relação à desconstrução de possíveis preconceitos sobre a surdez; ao reconhecimento do valor linguístico da LIBRAS e à sensibilização e respeito pela cultura e identidade das pessoas surdas. Observou-se que a comunidade escolar desenvolveu uma comunicação significativa em LIBRAS, o que possibilitou a interação entre surdos e ouvintes. Quanto ao corpo docente, o projeto promoveu formação aos professores para atuação na perspectiva da educação inclusiva de alunos surdos, incentivando reflexões acerca da LIBRAS e de propostas metodológicas que contemplem as especificidades desses alunos. Tais resultados demonstram que o reconhecimento da LIBRAS e de sua prática ainda são bastante novos no Brasil, e precisam ser profundamente analisados e discutidos no âmbito científico e social. Quanto à pesquisa científica, são necessários investimentos em trabalhos participativos, cujos achados possam contribuir para melhorar as problemáticas envolvidas na educação de surdos. No campo socioeducacional, a difusão da língua deve ser promovida a todos aqueles que irão conviver com os surdos, criando-se espaços de interação e de trocas de experiências, em que surdos e ouvintes possam usufruir da LIBRAS como meio de comunicação.
Palavras-chave Educação inclusiva, surdez, LIBRAS
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,63 segundos.