Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 3981

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Educação e meio ambiente
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Vanessa de Souza Amaral
Orientador DEISE MOURA DE OLIVEIRA
Outros membros Ariana Colombari de Godoi Floresta, Maria Goreth Lourenço Caetano, Pauliana Pimentel Coelho Garcia
Título A educação permanente com enfermeiros da saúde da família: fomentando reflexões e práticas de participação social em Viçosa e região.
Resumo Introdução: o enfermeiro possui papel fundamental na promoção da participação social, em especial no contexto da Estratégia Saúde da Família (ESF), cenário que amplia as possibilidades de desenvolvimento de ações nesta direção, devido à proximidade com a população. A educação permanente proporciona ao enfermeiro a reflexão acerca dessas possibilidades de atuação, conduzindo-o à ressignificações de seus saberes e práticas. Objetivo: relatar ações extensionistas de promoção à participação social realizadas com enfermeiros da Estratégia Saúde da Família participantes do Projeto de Educação Permanente na Atenção Primária à Saúde (PEP/APS/UFV). Descrição das principais ações: trata-se de um relato de experiência de participação social realizada com os enfermeiros da ESF de Viçosa, Araponga, Canaã, Paula Cândido e Brás Pires, inscritos no projeto de extensão universitária PEP/APS/UFV. A mesma se deu entre os meses de março e maio de 2015, tendo como estratégia metodológica a oficina educativa, por meio da qual os enfermeiros foram conduzidos a refletir sobre o conceito de participação social e o papel que assumem neste contexto, enquanto profissionais da ESF. Após tal reflexão foram estimulados a realizarem ações de participação social nos cenários em que atuam e trazerem as experiências vivenciadas para a discussão com o coletivo, na última oficina do módulo “Participação Social” do PEP, ocorrida em maio de 2015. Resultados: evidenciou-se que após a realização das oficinas houve um despertar dos enfermeiros para a necessidade de apropriação do tema, emergindo o anseio de realizar ações de participação social no contexto da ESF. As reflexões sobre a temática agregou valor no âmbito coletivo, potencializado pela troca de experiências dos enfermeiros oriundos de diversas realidades. As práticas de participação social foram veiculadas como atividades de dispersão, realizadas com o apoio da equipe extensionista nos casos em que os enfermeiros requisitaram. Há que se destacar que a partir da proposta do PEP houveram mobilizações históricas em Viçosa, como as pré-conferências municipais de saúde, que aconteceram em algumas localidades do município e que contaram com a participação ativa da equipe do projeto de extensão. Ademais, ressalta-se a importância do PEP na implicação dos enfermeiros quanto à participação nas Conferências Municipais de Saúde, ocorridas entre maio e julho nos municípios de Viçosa e região. Conclusões: as ações de fomento à participação social, realizadas com enfermeiros no PEP/APS/UFV, foram primordiais para estabelecer uma relação de corresponsabilização dos enfermeiros com promoção desta prática, como as pré-conferências municipais de saúde. Neste contexto a educação permanente se evidencia como o fio condutor da práxis transformadora, ao provocar aproximações entre a teoria e a prática, fazendo da ideologia uma realidade experienciada e compartilhada entre os enfermeiros da saúde da família.
Palavras-chave Enfermagem, Participação Social, Saúde da Família
Forma de apresentação..... Painel
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