ISSN | 2237-9045 |
---|---|
Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
Nível | Graduação |
Modalidade | Extensão |
Área de conhecimento | Ciências Humanas e Sociais |
Área temática | Educação, diversidade e inclusão |
Setor | Departamento de História |
Bolsa | PIBEX |
Conclusão de bolsa | Sim |
Primeiro autor | Samuel Torres Bueno |
Orientador | RUBENS LEONARDO PANEGASSI |
Outros membros | Samuel Torres Bueno |
Título | Educação Popular e a Licenciatura : O ensino da História numa perspectiva de Cursinho Popular |
Resumo | O Cursinho Popular de Paula Cândido atualmente funciona na na comunidade de Córrego do Meio, que pertence ao referido município. O presente projeto possui como objetivo desenvolver a disciplina de história naquela comunidade, que possui a especificidade de se auto-denominar como quilombola. Baseando-se nas premissas da educação popular, a disciplina de história busca valorizar a cultura e o saber popular,estimular nos educandos a consciência de que eles são sujeitos históricos, fazer a articulação entre os conhecimentos adquiridos na universidade e a realidade daquela comunidade e preparar os educandos para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Desse modo a disciplina de historia trabalhou na ideia de inclusão tanto desse educandos/as no meio acadêmico quanto na valorização do conhecimento popular Também a disciplina visou tornar esses educando/as conscientes da possibilidade de escolhas e mudanças sem abrir mão da cultura local. A disciplina de história busca ainda fazer com que as trocas entre educadores e educandos/as sejam favorecidas. Se buscou criar uma relação horizontal de ensino que valorizasse o saber local e ao mesmo desse substrato para provas como o ENEM. Nesse contexto, a disciplina de história como corpo integrando de Cursinho Popular de Paula Cândido esforçou-se para tornar possível a inclusão dos/as educandos/as no meio universitário. A perspectiva da disciplina é fazer com que esses educandos/as entrem em contato com os saberes históricos e seus diversos conceitos, importantes para a realização do ENEM. Além disso, trabalhar na desconstrução da ideia de que a realidade da universidade, perto geograficamente, é distante. Uma vez que muitos/as educandos/as não têm perspectiva de inclusão. Ou seja, dentro do Cursinho Popular, a disciplina de história não se resume apenas na simples exposição de conteúdos recorrentes nas provas de vestibular.A disciplina procurar construir uma percepção sobre a importância do conhecimento crítico, do protagonismo do/da estudante e e da educação como arma no combate às injustiças. Afinal, a luta por direitos é pedagógica. |
Palavras-chave | Educação Popular, Direitos Humanos, Ensino de História |
Forma de apresentação..... | Painel |