Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 3974

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação, diversidade e inclusão
Setor Departamento de História
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Sim
Primeiro autor Samuel Torres Bueno
Orientador RUBENS LEONARDO PANEGASSI
Outros membros Samuel Torres Bueno
Título Educação Popular e a Licenciatura : O ensino da História numa perspectiva de Cursinho Popular
Resumo O Cursinho Popular de Paula Cândido atualmente funciona na na comunidade de Córrego do Meio, que pertence ao referido município. O presente projeto possui como objetivo desenvolver a disciplina de história naquela comunidade, que possui a especificidade de se auto-denominar como quilombola.

Baseando-se nas premissas da educação popular, a disciplina de história busca valorizar a cultura e o saber popular,estimular nos educandos a consciência de que eles são sujeitos históricos, fazer a articulação entre os conhecimentos adquiridos na universidade e a realidade daquela comunidade e preparar os educandos para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Desse modo a disciplina de historia trabalhou na ideia de inclusão tanto desse educandos/as no meio acadêmico quanto na valorização do conhecimento popular Também a disciplina visou tornar esses educando/as conscientes da possibilidade de escolhas e mudanças sem abrir mão da cultura local.

A disciplina de história busca ainda fazer com que as trocas entre educadores e educandos/as sejam favorecidas. Se buscou criar uma relação horizontal de ensino que valorizasse o saber local e ao mesmo desse substrato para provas como o ENEM.

Nesse contexto, a disciplina de história como corpo integrando de Cursinho Popular de Paula Cândido esforçou-se para tornar possível a inclusão dos/as educandos/as no meio universitário. A perspectiva da disciplina é fazer com que esses educandos/as entrem em contato com os saberes históricos e seus diversos conceitos, importantes para a realização do ENEM. Além disso, trabalhar na desconstrução da ideia de que a realidade da universidade, perto geograficamente, é distante. Uma vez que muitos/as educandos/as não têm perspectiva de inclusão.

Ou seja, dentro do Cursinho Popular, a disciplina de história não se resume apenas na simples exposição de conteúdos recorrentes nas provas de vestibular.A disciplina procurar construir uma percepção sobre a importância do conhecimento crítico, do protagonismo do/da estudante e e da educação como arma no combate às injustiças. Afinal, a luta por direitos é pedagógica.
Palavras-chave Educação Popular, Direitos Humanos, Ensino de História
Forma de apresentação..... Painel
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