Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 3970

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Políticas públicas e desenvolvimento social
Setor Departamento de Ciências Sociais
Bolsa FAPEMIG
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor Marco Vinicius de Castro
Orientador DANIELA ALVES DE ALVES
Título As controvérsias sociotécnicas sobre a especificação do biodiesel
Resumo Este trabalho faz parte de um projeto de pesquisa mais amplo, cujo objetivo é mapear a rede das controvérsias sociotécnicas sobre a produção e uso do biodiesel. A Legislação do Biodiesel é um tipo de Política Pública Regulatória que visa normatizar e padronizar este combustível. Objetivamos neste texto apresentar resultados referentes a análise dos documentos que embasaram a Política Nacional de Produção e Uso do Biodiesel, no âmbito de sua especificação para a introdução na matriz energética brasileira. Entendemos que a adoção tecnológica é fruto de uma rede composta de atores, interesses e conhecimentos, os quais circulam nas malhas da rede e são compartilhados entre instituições. Acordos, complementariedades, disputas e conflitos entre os atores são componentes da associação entre as atividades científica, política e econômica, de tal modo que não é possível delimitar fronteiras rígidas entre estas atividades. Neste estudo analisamos principalmente 1) o DECRETO Nº 5.448, DE 20.5.2005 que dispõe sobre a introdução do biodiesel na matriz energética brasileira; 2) a LEI Nº 13.033 de 24/9/2014 (DOU de 25/9/2014), que dispõe sobre a adição obrigatória de biodiesel ao óleo diesel comercializado para o consumidor final na proporção de 7% a partir de novembro de 2014; 3) a Resolução ANP Nº 45 de 25/8/2014, que estabelece a especificação do biodiesel; 4) o “White Paper on Internationally Compatible Biofuel Standards", produto de uma grupo força tarefa internacional (União Européia, Estados Unidos e Brasil), cujo objetivo foi discutir a possível padronização das especificações técnicas. Mostramos que a produção e o desenvolvimento de uma política pública envolvendo a adoção de uma tecnologia é formada pela associação de elementos de origens heterogêneas (técnica, política, científica, econômica e ambiental) atuando em um campo de forças simultaneamente nacional e global. A metodologia utilizada é a cartografia de controvérsias, tal metodologia é composta por um conjunto de técnicas que permite explorar e visualizar questões do debate sócio técnico contemporâneo, como a pesquisa documental via web e entrevistas. Controvérsias são situações que envolvem acordos e desacordos entre atores em cada ponto da ciência e tecnologia que ainda não foram estabilizados ou fechados numa caixa preta. As comparações entre Brasil, UE e EUA foram feitas a partir das normas que estavam em vigor no final do ano de 2007. Estas normas estão em frequente revisão e atualização, porém uma completa harmonização dos padrões que se configuram como especificação do biodiesel não foi possível. Os interesses que envolvem esta harmonização vão desde a predominância de determinadas matérias-primas em regiões específicas e ausência em outras, até a pressão das indústrias de motores para a produção de um combustível de alto desempenho localizado. A ANP incorpora elementos das negociações internacionais na especificação do biodiesel, mas não incorpora todos.
Palavras-chave controvérsias sociotécnicas, biodiesel, ciência e tecnologia
Forma de apresentação..... Painel
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