Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 3968

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Formação de professores/educadores
Setor Departamento de Biologia Geral
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro FUNARBE
Primeiro autor Jordana Lobo Bambirra
Orientador GINIA CEZAR BONTEMPO
Outros membros Aline Luquini Pereira, Amanda Leal Castelo Branco, Lucas Braga de Ávila Salgado, Paulo Roberto Silveira Silva
Título Os docentes formadores que atuam nos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Viçosa – formação, práticas e áreas de atuação
Resumo Nas últimas décadas a formação de professores, em todos os níveis de ensino, vem se tornando um campo promissor de pesquisas na comunidade científica. Recentemente, pesquisadores do campo educacional têm se dedicado a compreender a formação do docente do Ensino Superior. Nesse cenário, essa pesquisa teve como objetivo conhecer os docentes formadores dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas (Diurno e Noturno) da Universidade Federal de Viçosa, campus Viçosa. Os docentes incluídos na pesquisa estão locados nos Departamentos de Biologia Geral, Biologia Vegetal, Biologia Animal e Microbiologia. Conhecer os docentes formadores de futuros professores é de extrema importância, pois nos ajuda a entender melhor quem são esses profissionais. Para isso, a pesquisa foi realizada em duas etapas. Na primeira, foi feita uma pesquisa documental a fim de identificar os professores que ministram aulas nos cursos de Licenciatura e foram analisados seus respectivos Currículos Lattes. Logo após, foram aplicados questionários aos 65 professores identificados, sendo que 40 deles (62%) responderam o questionário. A análise dos dados obtidos foi feita por meio da Estatística Descritiva e da Análise de Conteúdo. Com base nesses dados observaram-se alguns aspectos relevantes entre os docentes formadores: 40% deles são do sexo feminino e 60% do sexo masculino; metade (52%) dos professores têm mais de 50 anos; 48% deles possui formação em licenciatura; 43% advém da própria UFV; a maior parte (65%) acredita que a graduação os preparou para ser professor; e 25% deles decidiu ser professor pela admiração à profissão. Para um número expressivo (29%) dos professores o fato de não terem cursado a licenciatura foi considerado um fator importante no despreparo para a docência. Outra questão levantada foi se os professores se reconheciam como docente formador de novos professores, mais especificamente, de futuros professores de Ciências e Biologia da Educação Básica. A maioria (85%) afirmou que sim. Conhecer o perfil dos professores do curso de Ciências Biológicas é um importante passo para a proposição da construção de uma comunidade de aprendizagem que visa fortalecer a identidade deles como docentes formadores e, consequentemente, propiciar uma melhor formação para os futuros professores de Ciências e Biologia que atuarão na Educação Básica.
Palavras-chave Ciências Biológicas, docentes formadores, formação inicial de professores
Forma de apresentação..... Painel
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