ISSN |
2237-9045 |
Instituição |
Universidade Federal de Viçosa |
Nível |
Graduação |
Modalidade |
Pesquisa |
Área de conhecimento |
Ciências Biológicas e da Saúde |
Área temática |
Formação de professores/educadores |
Setor |
Departamento de Biologia Geral |
Bolsa |
Outros |
Conclusão de bolsa |
Sim |
Apoio financeiro |
FUNARBE |
Primeiro autor |
Jordana Lobo Bambirra |
Orientador |
GINIA CEZAR BONTEMPO |
Outros membros |
Aline Luquini Pereira, Amanda Leal Castelo Branco, Lucas Braga de Ávila Salgado, Paulo Roberto Silveira Silva |
Título |
Os docentes formadores que atuam nos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Viçosa – formação, práticas e áreas de atuação |
Resumo |
Nas últimas décadas a formação de professores, em todos os níveis de ensino, vem se tornando um campo promissor de pesquisas na comunidade científica. Recentemente, pesquisadores do campo educacional têm se dedicado a compreender a formação do docente do Ensino Superior. Nesse cenário, essa pesquisa teve como objetivo conhecer os docentes formadores dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas (Diurno e Noturno) da Universidade Federal de Viçosa, campus Viçosa. Os docentes incluídos na pesquisa estão locados nos Departamentos de Biologia Geral, Biologia Vegetal, Biologia Animal e Microbiologia. Conhecer os docentes formadores de futuros professores é de extrema importância, pois nos ajuda a entender melhor quem são esses profissionais. Para isso, a pesquisa foi realizada em duas etapas. Na primeira, foi feita uma pesquisa documental a fim de identificar os professores que ministram aulas nos cursos de Licenciatura e foram analisados seus respectivos Currículos Lattes. Logo após, foram aplicados questionários aos 65 professores identificados, sendo que 40 deles (62%) responderam o questionário. A análise dos dados obtidos foi feita por meio da Estatística Descritiva e da Análise de Conteúdo. Com base nesses dados observaram-se alguns aspectos relevantes entre os docentes formadores: 40% deles são do sexo feminino e 60% do sexo masculino; metade (52%) dos professores têm mais de 50 anos; 48% deles possui formação em licenciatura; 43% advém da própria UFV; a maior parte (65%) acredita que a graduação os preparou para ser professor; e 25% deles decidiu ser professor pela admiração à profissão. Para um número expressivo (29%) dos professores o fato de não terem cursado a licenciatura foi considerado um fator importante no despreparo para a docência. Outra questão levantada foi se os professores se reconheciam como docente formador de novos professores, mais especificamente, de futuros professores de Ciências e Biologia da Educação Básica. A maioria (85%) afirmou que sim. Conhecer o perfil dos professores do curso de Ciências Biológicas é um importante passo para a proposição da construção de uma comunidade de aprendizagem que visa fortalecer a identidade deles como docentes formadores e, consequentemente, propiciar uma melhor formação para os futuros professores de Ciências e Biologia que atuarão na Educação Básica. |
Palavras-chave |
Ciências Biológicas, docentes formadores, formação inicial de professores |
Forma de apresentação..... |
Painel |