Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 3964

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Educação e formação universitária
Setor Departamento de Matemática
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor José Ananias Martins Júnior
Orientador FERNANDA MOURA DE OLIVEIRA
Outros membros ANDERSON LUIS ALBUQUERQUE DE ARAUJO, GLAUCIA APARECIDA SOARES MIRANDA, LAERTE DIAS DE CARVALHO
Título Capacitação de alunos do Nível I para OBMEP
Resumo O futuro de uma nação próspera é construído no presente, e este presente deve ser desenvolvido de forma a sempre buscar a evolução intelectual e econômica de sua população. Nenhuma nação, por mais avançada que seja, conseguiu seu desenvolvimento sem antes investir em educação. A proposta da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas vai além do conteúdo didático que é aprendido pelos alunos no cotidiano da escola, a OBMEP visa buscar alunos que tenham um talento criativo e excepcional para a resolução de problemas matemáticos. O projeto de extensão “Capacitando os alunos do 6° e 7° anos do ensino fundamental para a Olimpíada Brasileira de Matemática das escolas públicas” iniciou em 2007 na Universidade Federal de Viçosa e oferece vários encontros com duração de duas horas aos alunos de Viçosa e região que farão a prova, visando dar suporte através da resolução de exercícios selecionados das provas dos anos anteriores. A OBMEP se divide em duas etapas, a primeira foi realizada em junho contendo vinte questões objetivas, e a segunda acontecerá no dia 12 de setembro e será composta por seis questões subjetivas. Até o dia 2 de junho foram realizados seis encontros em Viçosa, três em São Geraldo, sete em Visconde do Rio Branco e seis em Teixeiras, tendo como colaboradores graduandos do curso de Matemática da UFV. Durante cada encontro foram discutidas, de forma crítica, aproximadamente seis questões retiradas das provas da OBMEP de anos anteriores. Em alguns casos o colaborador fazia uma leitura da questão, mas geralmente os alunos eram motivados a apresentar sua interpretação a respeito da questão. Em seguida esperava-se em torno de dez minutos, dependendo do nível de dificuldade da questão, para que eles pudessem tentar resolvê-la, e durante esse período os colaboradores auxiliavam os alunos através de uma ideia ou então sanando alguma dúvida relacionada à parte teórica embutida na questão, e que às vezes era desconhecida pelo aluno. Em cada encontro realizado em Viçosa compareceram aproximadamente quarenta alunos, em Teixeiras havia um grupo de vinte e sete alunos, em Visconde do Rio Branco a média de alunos era de noventa, e em São Geraldo atendemos em torno de cinquenta alunos. Ao final das atividades para a primeira fase foi aplicado um questionário e solicitado que os alunos redigissem um texto relatando sua opinião sobre o projeto e propondo sugestões. O resultado foi surpreendente porque foi possível concluir que a grande maioria dos participantes se encontra muito satisfeita e motivada com as atividades do projeto. É válido ressaltar que os encontros de preparação para a segunda fase já iniciaram e está sendo oferecido atendimentos aos sábados no Pavilhão de Aulas I da UFV e também em outras cidades. Após a liberação do resultado da 2° fase será feita uma pesquisa dos nomes dos alunos que participaram ativamente do projeto e que conquistaram medalha ou Menção Honrosa.
Palavras-chave Matemática, OBMEP, Capacitação
Forma de apresentação..... Painel
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