Resumo |
Introdução: O processo de formação do enfermeiro tem passado por sucessivas modificações ao longo dos anos, buscando acompanhar as mudanças referentes à consolidação de um novo sistema de saúde, pautado nos princípios da equidade, universalidade e integralidade. Nesta perspectiva, para responder às necessidades postas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) o ensino de Enfermagem precisa assentar-se no Modelo de Produção social da Saúde, em caráter substitutivo ao Modelo Flexneriano, baseado no paradigma biomédico e centrado na doença. Isso denota a importância de investigações que se debrucem sobre o processo de formação do enfermeiro e a relação deste com a possibilidade de formar práticos em saúde capazes de responder às necessidades do SUS. Objetivo: Compreender a interface entre o ensino de graduação e a formação voltada para o contexto do SUS sob a perspectiva de estudantes de graduação em Enfermagem. Metodologia: Pesquisa qualitativa realizada com 11 estudantes do curso de graduação em enfermagem de uma universidade pública de Minas Gerais. A coleta de dados ocorreu através de entrevista, com questões abertas, nos meses de março a maio de 2015. Os dados estão sendo analisados à luz de Bardin e serão interpretados e discutidos em consonância com a literatura pertinente à temática. Cabe ressaltar que o projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Universidade Federal de Viçosa, inscrito sob o Parecer nº. 909.697. Resultados parciais: A pesquisa, ainda em fase de categorização, permite prelininarmente evidenciar que os estudantes conseguem visualizar a formação voltada para o contexto do SUS a partir das experiências em disciplinas e projetos de extensão inscritos, principalmente na Atenção Primária, bem como em aulas práticas e estágios. Referem que os desafios para a formação no SUS relacionam-se à dicotomia teórico-prática, atrelada à gestão do sistema, à visão prévia equivocada sobre o mesmo e ao perfil dos enfermeiros que atuam nos cenários práticos de ensino, inviabilizando que ações convergentes à proposta do SUS emerjam na experiência cotidiana do ensino em saúde. Conclusão: os achados apontam que a graduação em enfermagem tem avançado na direção de formar sujeitos para atuar no SUS. Os dilemas do Sistema, entretanto, configuram-se como um desafio a ser enfrentado pelas escolas formadoras, no sentido de apresentar ao mercado de trabalho o egresso com o perfil que responda às necessidades do atual sistema de saúde brasileiro. |