Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 3948

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Formação de professores/educadores
Setor Departamento de Educação
Bolsa PROBIC/FAPEMIG
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor Tarcisia Carolina Roberto Silva Duarte
Orientador ALVANIZE VALENTE FERNANDES FERENC
Título A Consolidação das Escolhas Profissionais pela Docência durante o Curso de Licenciatura
Resumo A literatura sobre formação de professores, mais especificamente sobre o professor universitário (PIMENTEL, 1993; CUNHA, 1995 dentre outros mais), desde os anos de 1990, vem problematizando a formação pedagógica desse profissional em sua relação com o exercício profissional. Nessa perspectiva, desenvolvemos um estudo que teve como objeto o papel que os professores da licenciatura exercem na consolidação das escolhas por esses cursos. Para tanto, buscou-se ouvir estudantes universitários matriculados em cursos de licenciatura de uma universidade pública do Estado de Minas Gerais. Primeiramente, aplicamos um questionário a uma amostra composta por 57 estudantes da licenciatura em Ciências Biológicas, do 4º período em diante, no qual foram exploradas as características sociais e escolares desses estudantes e os motivos da escolha profissional, dentre outros. Uma análise dos dados levantados indicou que a principal razão de escolha pela licenciatura foi o fato de ser um curso em que o estudante consegue conciliar com o trabalho (14); seguida do fato de gostar da área de ensino e da educação (11) e do fato de querer ser professor (10). Contudo, vale destacar que a escolha do curso por razões diversas, que não estão diretamente relacionadas a opção por uma profissão, como menor concorrência em relação ao bacahrelado, ser um curso menos concorrido no vestibular, ter outra opção de trabalho é bastante significativa. Diversas pesquisas (NOGUEIRA, 2004; VALLE, 2006; SARAIVA; SILVA; FERENC, 2012), já mostraram que as escolhas pelo magistério se dão muitas vezes por razões econômicas ou por ser uma das muitas possibilidades de alunos de baixo desempenho na educação básica lograrem um lugar no ensino superior. Muitos desses estudantes migram para outros cursos depois do ingresso na universidade (BRAGA, PEIXOTO E BOGUTCHI, 2001). No entanto, alguns estudantes, que já ingressaram na universidade em cursos de licenciatura por razões práticas e não por interesse pelo magistério, terminam gostando desses cursos, o que foi comprovado por meio da realização de entrevistas com 8 estudantes daqueles que já haviam respondido ao questionário. Consolida-se, assim, durante o curso, pelas ações do professor, através de sua relação com os alunos e suas práticas pedagógicas, uma escolha que inicialmente fora feita estrategicamente apenas para garantir um lugar no ensino superior ou como um mero complemento ao bacharelado, caso este último não lhe renda sucesso profissional. Cabe, então, ressaltar a importância do professor universitário na formação desses futuros docentes, de modo a suprir as suas necessidades formativas, no que tange às práticas pedagógicas, e também na consolidação da escolha profissional de seus alunos pela licenciatura.
Palavras-chave Formação de Professores, escolhas profissionais, pedagogia universitária.
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,64 segundos.