Resumo |
O projeto surgiu a partir do questionamento acerca da dificuldade na inserção de jovens de áreas rurais ao ensino superior, como resposta obteve-se a criação do cursinho popular em 2008, desde sua criação o projeto tem atingido significativas mudanças sobre a concepção de ensino superior no meio rural, no qual o acesso ainda seria uma utopia. Para atingir os objetivos propostos realiza-se no projeto aulas interdisciplinares, a vivência universitária e oficinas pedagógicas culturais. As aulas ocorrem em um fim de semana de cada mês por intermédio de educadores solidários. Ao utilizarmos metodologias de educação popular visamos viabilizar a inserção de estudantes com pouca acessibilidade ao ensino superior e buscamos um processo educativo na relação educador-educando-comunidade, onde os saberes adquiridos no processo de aprendizagem são relacionados à realidade local. Os objetivos visam mobilizar recursos humanos, educadores, educandos e agricultores familiares, materiais para a execução do projeto, fortalecer o grupo de pessoas na interlocução entre os envolvidos que viabilizam o projeto, possibilitar a construção coletiva dos objetivos e metas, organizar a vivência universitária, orientar e informar os estudantes sobre os caminhos para o acesso e permanência na universidade, promover ações educativas que incentivem saberes populares locais, promover oficinas pedagógicas e culturais. A partir das propostas mobilizamos onze educadores e trinta educandos, os seus pais contribuem na preparação de alimentos e manutenção do ambiente cedido para o cursinho. As aulas interdisciplinares são planejadas em conjunto para que um conteúdo possa ser trabalhado nas diferentes disciplinas. A comunicação é feita pela bolsista onde há a interlocução entre os voluntários da cidade de Espera Feliz e de Viçosa. Nos encontros é realizado uma “noite cultural” onde os educandos expressam sua criatividade trabalhando saberes populares locais. A avaliação é feita através de uma roda de conversa entre os voluntários sobre todas as atividades desenvolvidas, essa metodologia propiciou uma melhor análise fazendo com que ações sejam tomadas a partir do consenso de todo o grupo. Ao fim dos encontros é realizadas uma reunião entre os voluntários a respeito da “vivência universitária”. Foi feita uma oficina onde apresentamos os cursos da Universidade Federal de Viçosa, também as atividades extencionistas. Em todo encontro levamos situações problema nos quais é feito um debate e os educandos fazem redações podendo aperfeiçoar suas habilidades nessa área. Foi feita uma oficina de LIBRAS mostrando a importância da inclusão. Mediante as ações realizadas, observamos que os objetivos estão sendo alcançados, o empenho dos educandos aumenta ao perceberem que a forma de trabalho dos educadores não é igual a realidade das salas de aula atualmente, é notável como os educandos progridem durante a execução do projeto e o quão importante ele se torna para a região na qual é realizado. |