Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 3944

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Genética e melhoramento vegetal
Setor Departamento de Biologia Geral
Bolsa PIBEN
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CAPES, FUNARBE
Primeiro autor Fabio Assad Feres Rodrigues
Orientador COSME DAMIAO CRUZ
Outros membros Marciane da Silva Oliveira
Título Genética e mídia – Nova estratégia para ensino e aprendizagem
Resumo Ensinar e aprender genética constitui um enorme desafio devido à ampla abrangência e complexidade dos assuntos tratados. Vários temas são amplamente discutidos por englobarem diversas áreas da ciência, como a citologia, biologia molecular e a estatística, tornando a genética cada vez mais complexa, e dificultando o seu ensino e aprendizagem. Diante desse obstáculo, o aplicativo GBOL – Genética básica on line foi desenvolvido pelo Laboratório de Bioinformática da UFV, visando diminuir a distância entre professores e alunos da genética. O aplicativo possui diversos recursos interativos, como vídeos, animações, problemas resolvidos e textos direcionados à ampla área que aborda a genética. A criação de novos módulos (como exercícios, vídeos e curiosidades) e o aprimoramento dos já presentes no software se faz necessária para envolver ainda mais os alunos e também devido à rápida e frequente evolução nos temas de genética. Os módulos de ensino, presentes no próprio aplicativo GBOL, possuem como objetivo tornar mais simples a relação da genética com os alunos, procurando suprir o conhecimento de tópicos que são considerados de difícil compreensão, mas que são de vital importância para o entendimento da genética e até para outras áreas. Ao final de cada período letivo, formulários contendo perguntas acerca do aplicativo foram enviados para os alunos de duas turmas de genética. Na primeira turma, o professor não utilizou o GBOL como material didático. Enquanto que na outra, o professor utilizou apenas o GBOL como conteúdo para os estudantes. Analisando os resultados dos formulários recebidos conseguimos observar quais as áreas que os estudantes possuíam maiores dúvidas e a produzir os módulos, como listas de exercícios, para suprir a carência de conteúdo naquelas áreas. Com esses resultados, desenvolvemos a página no Youtube, Biodata UFV, que abriga vídeos como passo a passo na resolução de exercícios, e para a instalação dos aplicativos criados pelo laboratório. A divulgação dessa plataforma de ensino tem sido essencial junto aos professores e monitores da disciplina. E com o advento da rede facebook, a comunidade GBOL News foi criada para motivar, informar e atender aos estudantes com monitorias virtuais e postagens sobre curiosidades da área. O desenvolvimento do aplicativo GBOL para dispositivos portáteis está ocorrendo de maneira satisfatória, podendo ser utilizado como mais um aliado na divulgação de informações de genética para os estudantes. Os resultados dessa nova e interativa forma de ensino demonstram a necessidade da criação de módulos em diferentes áreas o conhecimento, pois, devido à complexidade de algumas áreas, o aprendizado fica debilitado em função da falta de recursos e materiais didáticos que diminuam a distância professor-aluno.
Palavras-chave GBOL, facebook, aplicativo
Forma de apresentação..... Painel
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