Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 3932

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Linguística
Setor Departamento de Letras
Bolsa PROBIC/FAPEMIG
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor Beatriz Gomes Reis
Orientador MICHELLE NAVE VALADÃO
Título Ensino e aprendizagem da LIBRAS como segunda língua para adolescentes ouvintes das séries finais do Ensino Fundamental
Resumo A inclusão educacional de pessoas com deficiência é um assunto que tem despertado vários debates na sociedade brasileira, pois apesar de existirem documentos norteadores e leis que a assegure, a inclusão não tem atendido às especificidades dessas pessoas. Partindo da concepção de escola enquanto instituição que abrange dimensões sociais, culturais e étnicas diversificadas, é de crucial relevância que ela esteja preparada garantir o desenvolvimento físico, social e intelectual de todos os alunos, inclusive daqueles com deficiência. Em relação aos alunos surdos, a inclusão está diretamente associada ao uso e divulgação da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS nos espaços escolares. Diante desse contexto, a pesquisa teve como objetivo descrever e analisar o processo do ensino e aprendizagem da LIBRAS voltado para adolescentes ouvintes que frequentaram um curso oferecido pelo Departamento de Letras da UFV. Para compor o corpo metodológico foi utilizada uma metodologia analítica descritiva de cunho qualitativo, e como técnicas de coletas de dados o diário de campo, a observação participante e a videogravação. O campo empírico da pesquisa foi uma escola da rede municipal de ensino público de Viçosa-MG, que é polo para educação inclusiva de alunos surdos. O público alvo foram os discentes do 5º ao 9º ano do ensino fundamental que participaram das aulas de LIBRAS. As turmas eram compostas por, no máximo, trinta (30) alunos e o curso foi ministrado por professores pré-serviço, licenciandos do curso de Letras, e oferecido na escola no período de fevereiro a junho de 2015, com carga horária de 1 hora semanal. Os achados indicaram que ao final do curso os alunos conseguiram desenvolver uma comunicação básica em LIBRAS, estabelecendo pequenos diálogos relacionados aos contextos cotidianos. Observou-se que o principal fator motivador da aprendizagem da língua foi o convívio diário com os colegas surdos e a possibilidade de interação com os mesmos. Em relação às metodologias de ensino, foram necessários investimentos em estratégias que contemplassem os interesses relativos à faixa etária e aos contextos sócio-culturais do público alvo, como o uso de tecnologias e computadores. A partir desses resultados foi possível concluir que o ensino da LIBRAS para a comunidade escolar é uma ação que contribui para a promoção da inclusão de alunos surdos e também traz importantes benefícios aos ouvintes, uma vez que incentiva o respeito pelo próximo, reconhece e valoriza as diferenças e promove a construção de um ambiente social saudável.
Palavras-chave LIBRAS, Adolescente, inclusão
Forma de apresentação..... Painel
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