Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 3931

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Educação e formação universitária
Setor Departamento de Matemática
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Jaquicele Aparecida da Costa
Orientador CRISTIANE BOTELHO VALADARES
Outros membros Ana Paula Abrantes, Eduardo Andrade Gomes
Título Libras: ampliando o conhecimento sobre a cultura surda
Resumo A Libras é a língua materna dos surdos, ela é fundamental para formação de um indivíduo como parte integrante da sociedade e permite a comunicação entre surdos e ouvintes. Assim, com o propósito de buscar a valorização e reconhecimento da língua de sinais pela sociedade, começou em 2007 o projeto “Surdo Cidadão”, vinculado ao Departamento de Matemática da UFV. O projeto se consolida idealizando uma proposta que defende a acessibilidade dos surdos por meio das atividades que são desenvolvidas, sendo estas: minicursos, palestras, aulas interdisciplinares para surdos e grupo de estudos. Com a finalidade de promover para muitos o primeiro contato com o surdo e proporcionar um ensino básico de Libras, no primeiro período de 2015, foram ministrados por um surdo viçosense quatro minicursos: dois nível Básico 1, um nível Básico 2 e um na Semana do Fazendeiro. Estes minicursos tiveram em média vinte e cinco participantes, sua grande maioria eram ouvintes e contaram com a ajuda dos bolsistas do projeto que atuaram como intérpretes, para intermediar a comunicação entre o instrutor surdo e os participantes. Para tornar o ensino mais didático e os minicursos ainda mais dinâmicos, além das músicas, diálogos e teatros utilizados, foi elaborada uma apostila de Libras para que os alunos pudessem dar continuidade ao estudo da Libras após o término nos minicursos. Buscando popularizar a língua de sinais, principalmente entre os graduandos e os profissionais de ensino, e assim despertar o interesse das pessoas para a aprendizagem e conscientização da importância da mesma, foram oferecidas nove palestras, sendo estas destinadas aos seguintes públicos: graduandos da Licenciatura em Matemática, Física, Biologia, Química e Geografia. No final das palestras as pessoas receberam orientações de algumas ações que poderão ser realizadas ou evitadas ao estar diante de um surdo objetivando, desta forma, evitar constrangimentos entre ambas as partes. Ainda, a equipe do projeto ofereceu aulas interdisciplinares, sejam teóricas ou práticas, de Química e Matemática para alunos surdos de Viçosa e região e através de estudos em grupo, buscou-se ampliar o nosso conhecimento sobre Libras e melhorar a nossa prática pedagógica, valorizando assim a cultura surda e consequentemente garantindo um ensino significativo. O feedback recebido do público que participou dos minicursos e palestras mostrou que os pontos mais significativos - o contato com o surdo, as dinâmicas em grupo, a didática utilizada e o esclarecimento de algumas dúvidas sobre a Libras - favoreceram para que estas pessoas superassem as suas expectativas e aumentassem o seu interesse pessoal em aprender Libras para se comunicarem com os surdos, além de ampliar o conhecimento sobre a realidade destas pessoas que tem muito a contribuir para a nossa sociedade. Dessa forma, atingiu-se em grande parte o principal objetivo do projeto, incentivar a aprendizagem da Libras favorecendo desta forma a comunicação entre surdos e ouvintes.
Palavras-chave Libras, Surdo, Comunicação
Forma de apresentação..... Painel
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