ISSN | 2237-9045 |
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Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
Nível | Graduação |
Modalidade | Pesquisa |
Área de conhecimento | Ciências Exatas e Tecnológicas |
Área temática | Arquitetura e paisagismo |
Setor | Departamento de Arquitetura e Urbanismo |
Bolsa | PIBIC/CNPq |
Conclusão de bolsa | Sim |
Apoio financeiro | CNPq |
Primeiro autor | Caio Magalhães Castriotto |
Orientador | ANDRESSA CARMO PENA MARTINEZ |
Outros membros | LUCIANA BOSCO E SILVA |
Título | O Método dos Diagramas: a concepção da forma arquitetônica em Peter Eisenman e Rem Koolhaas |
Resumo | O objetivo geral da pesquisa foi compreender a metodologia dos diagramas como uma estratégia de processo de projeto na arquitetura que define a relação entre forma e espaço contemporâneos. Através da revisão de literatura sobre o procedimento, o processo do diagrama foi estudado não apenas como um simples método de representação, mas um processo semântico para pesquisa, comunicação e a validação de ideias, relacionadas à arquitetura pós-moderna e contemporânea. A pesquisa dedicou-se principalmente às obras dos arquitetos Peter Eisenman e Rem Koolhaas, notáveis pelo uso do processo dos diagramas em sua produção arquitetônica. Como método de pesquisa, foram analisados inicialmente os conceitos do desconstrutivismo pós-estruturalista e os seus expoentes Deleuze, Derrida e Foucault. Em um segundo momento, compreendeu-se o conceito de diagrama e sua evolução histórica, sendo possível analisar as diferentes metodologias nos processos de criação e representação formal na produção de Peter Eisenman e Rem Koolhaas. Finalmente, para possibilitar a leitura das obras e dos conceitos dos dois arquitetos, foi necessário situar a criação de ambos no espaço-tempo e a sua relação com a filosofia contemporânea. Os diagramas passaram de uma mera ferramenta de representação gráfica para se tornar parte fundamental do processo de projeto contemporâneo, sobretudo com relação a obras de grande complexidade, tanto no âmbito formal como na relação entre espaços de um objeto arquitetônico. Simultaneamente, o uso dos diagramas por Koolhaas e por Eisenman é feito de forma distinta, pois o “input” dado pelo arquiteto é singular e, consequentemente, todo o decorrer do processo de criação torna-se diferente. Dessa forma, é possível dizer que o diagrama é uma ferramenta essencial, capaz de separar as diversas diretrizes, ideias, operações e propostas em camadas de informação que podem ser trabalhadas uma a uma, relacionando, alterando, apagando, refazendo, progredindo ou regredindo entre si e, finalmente, organizando as complexidades do fazer arquitetônico contemporâneo. |
Palavras-chave | Arquitetura, Diagramas, Processo de Projeto |
Forma de apresentação..... | Oral |