Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 3918

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação do campo e sociologia rural
Setor Departamento de Educação
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Antônio Júlio Gonçalves
Orientador Paula Cristiane Trindade
Título Arte como ferramenta de reciclagem: A Escola Família Agrícola Serra do Brigadeiro em destaque.
Resumo A Arte é um patrimônio cultural da humanidade, e todo ser humano tem direito ao acesso a esse saber. Trabalhar o tema Arte em harmonia com a educação Ambiental de forma Interdisciplinar se configura, como meio que, poderia conduzir a sociedade a adquirir a devida percepção do mundo que a cerca, a fim de, refletir para a forma de destinar objetos com potencial reciclável. A produção de lixo é consequência do pouco conhecimento da sociedade para trabalhar os temas de reduzir, reutilizar e reciclar. Este trabalho tem como objetivo apresentar a experiência da Escola Família Agrícola com a utilização de materiais recicláveis para a confecção de artesanatos, brinquedos e instrumentos. A atividade foi proposta durante a disciplina de Arte ministrada nos anos letivos de 2012 a 2015, na Escola Família Agrícola Serra do Brigadeiro, no município de Ervália, Minas Gerais. Antes da confecção do artesanato com material reciclável, foi feito a introdução de conhecimentos conceituais sobre Arte. Os materiais confeccionados foram fantoche e boneco confeccionado com papel higiênico, representação das casas da comunidade local Dom Viçoso confeccionado com papelão, fantoche das casas da comunidade confeccionados com papelão, reutilização de pontas de lápis para desenho artístico; porta caneta confeccionado com CD’s; confecção e montagem de instrumentos de percussão com latas de alumínio, garrafas de vidro, garrafa pet, canos de PVC, flores em formato de mandala com garrafa pet; luminária confeccionado com barbantes, bexigas e fios de lã; filtro dos sonhos confeccionado com cipó e linha de crochê; tangram confeccionado com madeira ou modelo confeccionado com papelão; e mosaicos confeccionados com caixas de pizza e cascas de ovos secas e pontas de lápis bolinhas de jornais ou revistas. O uso da reutilização do lixo seco em atividades educativas na escola não é somente para fazer economia. Ao usar o lixo, devemos ter em mente: o valor do trabalho com as mãos, a consciência de fazer para aprender, o estudo de nossa realidade, a criatividade, a criticidade e a reflexão sobre o material que está sendo trabalhado. Na avaliação realizada ao término da disciplina de Arte, concluiu-se que a utilização deste tema trouxe a maior conhecimento sobre o assunto e conscientização quanto ao destino, separação e em especial a reutilização de objetos com potencial reciclável. O tema Artesanatos com utilização de material reciclável foi avaliado positivamente como ação pedagógica, já que possibilitou uma aprendizagem significativa dos estudantes com conhecimento teórico-prático. Na concepção dos alunos houve o despertar da curiosidade, motivação e criatividade pelos objetos confeccionados, possibilitando uma aprendizagem significativa dos estudantes com conhecimento teórico-prático. Na avaliação dos monitores da Escola Família Agrícola essa iniciativa favoreceu a interdisciplinaridade assim como um eficaz processo de ensino-aprendizagem.
Palavras-chave Materiais Recicláveis, Educação Ambiental, Educação do campo.
Forma de apresentação..... Painel
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