Resumo |
Este trabalho origina-se de uma pesquisa de iniciação científica financiada pela FAPEMIG, com enfoque nos estudos sobre políticas educacionais, processos educativos e conhecimento, tendo como objeto de estudo a relação entre fuga e atração de cérebros (brain drain e brain gain), no processo formativo dos intelectuais altamente capacitados. Esta relação pode determinar a forma de compreendê-los como indicativos de que a produção científica se vincula aos processos de desenvolvimento social, cultural, econômico, apontando os limites e as potencialidades dos países nos campos do conhecimento, assim como a situação do Brasil neste cenário. A metodologia consiste na perspectiva qualitativa interpretativa,pelo viés da Análise do Discurso Crítica, caracterizada pelo potencial da mesma em extrapolar os aspectos formais do discurso e dos dados. Desta forma, a análise buscou demonstrar que o posicionamento da universidade brasileira no cenário internacional como produtora de conhecimentos nas áreas primárias e de baixa tecnologia tem favorecido a pouca atração e crescente fuga de profissionais de alto nível. Realizou-se o levantamento de dados oficiais no INEP, CAPES, CNPq e MCTI sobre a formação de profissionais de alto nível no Brasil, sendo encontrado um documento que reuniu pela primeira vez o cruzamento de dados sobre a pós-graduação no Brasil, a obra Doutores 2010, de autoria do Centro de Gestão de Estudos Estratégicos - CGEE. Em contrapartida, o estudo não pretende realizar inferências aprofundadas acerca dos dados levantados. Portanto, ao confrontar as informações obtidas por meio da literatura especializada e da abordagem midiática sobre o fenômeno de fuga de cérebros, pode-se afirmar que o país está em busca de uma nova configuração da realidade infraestruturacional dos centros de pesquisa e da política de investimento em pesquisa, o que por sua vez não apenas permitirá que novos conhecimentos sejam produzidos pelos intelectuais do país, mas também por intelectuais de outros países, fazendo com que, ao mesmo tempo seja desenvolvida e trabalhada uma cultura de fixação e de atração de cérebros para a produção científica nacional. |