Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 3910

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação, política e movimentos sociais
Setor Departamento de História
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro FUNARBE
Primeiro autor Pedro Fernandes Braz Barreto
Orientador ADELCIO DE SOUSA CRUZ
Título O Cursinho Popular de Paula Cândido - MG
Resumo O Cursinho Popular de Paula Cândido é um projeto de extensão da Universidade Federal de Viçosa e financiado pela mesma. O projeto é realizado na comunidade Quilombola do Córrego do Meio, localizada na região rural de Paula Cândido – MG. O público alvo é de pessoas interessadas em realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). São realizadas aulas semanais na comunidade, respeitando a cultura e o conhecimento local para a construção recíproca de um conteúdo entre educandos e educadores. Também são realizadas reuniões semanais na Universidade Federal de Viçosa para a construção contínua do projeto. O cursinho possui parceiros para que sua realização se dê com sucesso. A Secretaria Municipal de Educação de Paula Cândido e a Secretaria Municipal de Cultura e do Turismo (do mesmo município) são parceiras do Cursinho Popular de Paula Cândido, prestando apoio em questões como o transporte de educadores para o local de realização das aulas e a comunicação dos membros do projeto com a cidade de Paula Cândido. O projeto também se aliou à comunidade atendida para sua realização, pois há em Córrego do Meio uma liderança local conhecida como Mestre Antônio Boi. Ele é a ponte de comunicação entre os membros do projeto e a comunidade, realizando o papel de alertar à população local sobre a importância de frequentar as aulas com assiduidade. O Cursinho Popular de Paula Cândido tem, portanto, como objetivo promover a integração entre a Universidade Federal de Viçosa e a comunidade, proporcionando uma comunicação entre o conhecimento científico adquirido pelos educadores e o conhecimento popular por parte dos educandos, tornando-se, assim, um espaço de formação recíproca a todos os envolvidos nesta atividade extensiva. O projeto despertou em moradores da comunidade o interesse pelo estudo e pelo ingresso no ensino universitário, muitas vezes visto por estas pessoas como distante e inalcançável. Portanto, o projeto se torna justificável dada a importância da redução das diferenças históricas entre o ensino superior gratuito e de qualidade e populações que foram segregadas deste espaço de formação e construção do conhecimento.
Palavras-chave Educação Popular, Educação no Campo, Extensão Universitária
Forma de apresentação..... Painel
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