Resumo |
O crescimento da Educação a Distância (EaD) nos últimos anos tem sido acompanhado de grandes desafios e vem gerando muitas discussões no âmbito da pesquisa. Por mais que acirrados debates ainda discutam a sua viabilidade, ela já é realidade no país. Acreditamos, diante disso, que a EaD, no Brasil, já está consolidada enquanto política pública educacional que visa democratizar o acesso ao ensino superior. Portanto, torna-se imprescindível investigar os diversos aspectos que permeiam essa modalidade educacional para que avanços possam ser promovidos. Sendo assim, esse trabalho tem por objetivo investigar como são planejados e desenvolvidos os materiais didáticos disponibilizados aos alunos no curso de Licenciatura em Matemática a Distância da Universidade Federal de Viçosa (UFV), com foco na visão que os técnicos, que são os responsáveis por todo o apoio ao professor durante a elaboração e planejamento desses materiais, possuem desse processo. Tal curso é, atualmente, oferecido pelo Departamento de Matemática da UFV e encontra-se em fase de conclusão da primeira turma. Portanto, consiste em uma experiência piloto que deve ser avaliada para que se possa pensar os rumos desse curso na instituição. Acreditamos que esse estudo se mostra importante, uma vez que poderá oferecer subsídios aos gestores e ao corpo docente dessa licenciatura, contribuindo com a avaliação e o aprimoramento dessa proposta de formação de professores de matemática a distância. A fim de coletar os dados, foram feitas visitas à Coordenadoria de Educação Aberta e a Distância da UFV (CEAD/UFV) para observar o processo de orientação e produção de materiais didáticos, além de realizadas entrevistas com os técnicos que oferecem o apoio aos docentes no que se refere à produção desses materiais, buscando sistematizar as dificuldades encontradas durante esse processo e verificar como é feito o apoio aos docentes do curso. Todas as entrevistas foram registradas em áudio e as observações em um caderno de campo. Para efeito de análise, usamos a triangulação das diferentes fontes de dados, visando maior credibilidade dos resultados. Estes resultados apontaram que a maioria dos professores iniciava seu trabalho na EaD sem possuir conhecimento aprofundado de como deve ocorrer o planejamento para essa modalidade de ensino, também não tinham clareza de quais os materiais didáticos poderiam ser disponibilizados aos alunos do curso e nem como eles eram produzidos. Entretanto, notamos que tem sido oferecido, pela CEAD, apoio pedagógico e técnico para a elaboração desses materiais, embora, em alguns casos, esses apoio não se mostrava satisfatório. Sendo assim, com esses trabalho, concluímos que, para um avanço no curso de Licenciatura em Matemática a Distância da UFV é necessário um maior esforço e dedicação por parte do professor, para aprender a trabalhar com EaD, um maior investimento na formação desse docente e um maior apoio a esse professor por parte dos técnicos da CEAD. |