Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 3905

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Mídia e comunicação
Setor Departamento de Comunicação Social
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Ana Luiza Carvalho Oliveira
Orientador KELLY SCORALICK
Título O jornal e as práticas jornalísticas como instrumentos de formação acadêmica e cidadã de estudantes do segundo grau do Ensino Médio de Viçosa – Novas Etapas 2014/2015
Resumo A Educomunicação é uma área do campo da educação que contribui para a difusão do saber e abrange os estudos da recepção crítica de indivíduos frente à produção da mídia. Articulando ensino, pesquisa e extensão a esta área, o projeto “O jornal e as práticas jornalísticas como instrumentos de formação acadêmica e cidadã de estudantes do segundo grau do Ensino Médio de Viçosa – Novas Etapas 2014/2015”, com orientação e parceria de um professor do Curso de Comunicação Social - Jornalismo da Universidade Federal de Viçosa, desenvolve atividades que buscam fomentar a visão crítica entre os estudantes do Ensino Médio da cidade de Viçosa. A ação é baseada em práticas de pesquisa, leitura e escrita, similares às atividades do fazer jornalismo. Trabalhando com os estudantes do segundo ano C, do Colégio Anglo (Viçosa), o projeto vem desenvolvendo atividades que também têm por finalidade estimular o interesse dos alunos pela Comunicação, em especial, pelo jornalismo. Com o acompanhamento e orientação de dois professores de Redação do próprio Colégio, os jovens foram motivados a produzirem textos e ilustrações que são publicados em um encarte (macarrão) veiculado junto às edições do jornal-laboratório OutrOlhar, do referido curso de graduação. Para realização da atividade, a turma - com quarenta e três alunos- foi dividida em grupos, o que facilitou o processo. Como parte da dinâmica, cada grupo propôs um tema a ser trabalhado no encarte e discutiu os motivos que levaram a escolha do assunto. Antes do início da etapa correspondente à pesquisa por conteúdos, os alunos receberam um material didático (texto) com orientações sobre o processo de escrita de um texto jornalístico, incluindo desde a apuração até a publicação final. O material foi elaborado e fornecido pelo professor orientador e pela bolsista do projeto. Em seguida, os estudantes passaram para a etapa de pesquisa e produção textual, além de cuidarem das ilustrações do encarte. Após a finalização desse processo, os trabalhos foram apresentados sob a forma de seminários e passaram por uma avaliação. Feitas as correções necessárias, textos e imagens foram enviados à diagramação. O “macarrão”, já diagramado, passou por uma revisão junto à turma, aos professores e à bolsista, sendo depois encaminhado para impressão gráfica. O encarte com conteúdo diversificado e envolvendo temas como redes sociais e aprendizado escolar foi veiculado na edição de nº40 do jornal-laboratório do Curso de Jornalismo da UFV, OutrOlhar, distribuído em várias escolas da cidade. O processo contribuiu para o fortalecimento do senso crítico entre os jovens e teve um resultado satisfatório, o que abrirá espaço para novas atividades e transmissão de conhecimentos, bases para uma formação cidadã dos indivíduos envolvidos.
Palavras-chave Educomunicação, jornal-laboratório, cidadania
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,63 segundos.