Resumo |
A eficiência empresarial nas cooperativas é tema bastante complexo, pois envolve aspectos econômicos e sociais. Por ser uma sociedade de pessoas, seus associados denominados donos-usuários devem ser levados em consideração em qualquer análise que envolva desempenho, uma vez que não basta apresentar resultados positivos, sem associados conscientes de seu papel perante a organização. Este estudo objetivou analisar a dimensão da eficiência empresarial de uma cooperativa de crédito de livre admissão de Minas Gerais, identificando os fatores influenciadores neste processo. Tal estudo baseou-se na perspectiva do Balanced Scorecard (BSC) adaptado à realidade da cooperativa e analisado sob as perspectivas: financeiras que permitem medir e avaliar resultados que o negócio proporciona e necessita para seu crescimento e desenvolvimento; dos clientes que representa o ponto de vista de fonte externa de receitas, identificando os segmentos de mercado visados e as medidas do êxito da empresa; dos processos internos que levam em consideração: inovação, operação e serviços pos vendas e por ultimo a perspectiva do aprendizado e crescimento que vêm de três principais fontes: as pessoas, os sistemas e os procedimentos organizacionais. Todas as conclusões e discussões propostas neste trabalho foram baseadas em analise documental da cooperativa estudada, além de observações do autor do dia-a-dia da cooperativa. Com este estudo concluiu-se que a cooperativa está caminhando para a eficiência econômica, porém no aspecto social tem bastante trabalho pela frente, uma vez que muitos associados não têm a real dimensão do que é uma cooperativa de crédito e seus benefícios reais senão uma instituição como as outras que existem. Neste aspecto tem-se percebido uma preocupação da administração com este assunto e a prática de ações que incentivam a formação de seus associados e colaboradores a fim de difundir o cooperativismo nas comunidades onde estão inseridas. Uma administração executiva que se preocupa não somente com o aspecto financeiro como também com a difusão do cooperativismo em geral e a qualidade de vida de seus colaboradores. Neste caso sugere-se que o trabalho continue e enfatize a organização e capacitação do quadro social através da educação cooperativista. Assim todos saem ganhando, o associado, a cooperativa e a comunidade. Uma cooperativa eficiente é quando se apresenta resultados financeiros positivos e quando se possui um quadro social forte e organizado. |