Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 3888

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Educação e formação universitária
Setor Departamento de Física
Bolsa FUNARBEN
Conclusão de bolsa Sim
Primeiro autor Igor de Sousa Ferreira
Orientador ALVARO JOSE MAGALHAES NEVES
Outros membros ALVARO VIANNA NOVAES DE CARVALHO TEIXEIRA, Antônio Martins Lopes, Leonam Kavyn Rocha Duarte, LUCIANO DE MOURA GUIMARAES
Título Metodologias Ativas de Ensino: Estudo do "Peer Instruction" no Ensino de Física
Resumo Diante dos constantes diagnósticos de deficiência educacional, seguiram-se pesquisas na área de metodologias a fim de entender e propor soluções eficientes. A partir delas, os métodos ativos vêm ocupando espaços e mostrando-se como uma solução prática para as necessidades atuais. Uma destas metodologias é o método Peer Instruction (PI), desenvolvido originalmente na Universidade de Harvard. Ele tem mostrado, de maneira geral, excelentes resultados em todo mundo, no ensino das mais diversas disciplinas. O método PI vem sendo aplicado pelo Departamento de Física da Universidade Federal de Viçosa desde o segundo semestre de 2011. O objetivo deste trabalho é analisar a eficiência e os benefícios que este método tem proporcionado aos estudantes da disciplina de Física II (FIS 202) matriculados nas turmas que adotam este método. A disciplina de Física II é uma disciplina de massa oferecida pelo Departamento de Física da UFV para 18 cursos de graduação, sendo matriculados cerca de 350 a 400 alunos todos os semestres, sendo que são oferecidas turmas que adotam a metodologia PI e turmas que não adotam alguma metodologia específica, as chamadas turmas Tradicionais. A análise da eficiência do método PI foi realizada a partir da comparação estatística do desempenho nas provas da disciplina entre os alunos das turmas PI e Tradicional. A comparação foi feita entre grupos de alunos com níveis de preparo acadêmico semelhantes. Para isso, os estudantes foram classificados de acordo com nota que obtiveram na disciplina de Física I (FIS 201), que é pré-requisito para cursar a disciplina de Física II, e também no Force Concept Inventory (FCI), um teste internacional que avalia a compreensão global da mecânica newtoniana (Grupo 1: alunos que obtiveram nota de aprovação em FIS 201 entre 60-65 e 49,7% de aproveitamento no FCI; Grupo 2: alunos que obtiveram nota de aprovação em FIS 201 entre 66-75 e 58,5% de aproveitamento no FCI; Grupo 3: alunos que obtiveram nota de aprovação em FIS 201 entre 76-100 e 78,9% de aproveitamento no FCI). Concluimos que o uso de uma ferramenta denominada Just-in-Time Teaching (JiTT) para estimular o estudo antes das aulas é fundamental para que o PI seja aplicado de maneira eficaz. Com ela, os alunos do método PI de todos os grupos de preparo acadêmico obtiveram, em média, rendimento superior ao dos seus pares nas turmas que utilizaram o método tradicional, sendo todas essas diferenças estatisticamente significativas. A média das notas finais em provas obtidas pelos alunos em cada grupo e turma em FIS 202 foram as seguintes: Grupo 1: turmas Tradicionais (36,0), turmas com PI (40,2); Grupo 2: turmas Tradicionais (41,8), turmas com PI (49,8); Grupo 3: turmas Tradicionais (60,1), turmas com PI (67,2). Sem o uso do JiTT, apenas 10% dos alunos, os com maior preparo acadêmico, obtiveram notas superiores a dos seus pares nas turmas tradicionais.
Palavras-chave Metodologias Ativas de Ensino, Peer Instruction, Física
Forma de apresentação..... Oral
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