Resumo |
A formulação das políticas de assistência estudantil implementadas pelas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) constitui-se um elemento fundamental para a efetivação de direitos constitucionalmente adquiridos pelos cidadãos brasileiros. Além de priorizar a inclusão de grupos vulneráveis socioeconomicamente, essas políticas são importante aportes sociais aos grupos em situações de vulnerabilidade socioeconômica. No entanto, outras redes e aportes sociais podem estar relacionados aos jovens universitários, explicando as suas dinâmicas de reprodução social. Nesse contexto, objetiva-se analisar o papel das redes sociais familiares e não familiares, dos jovens universitários residentes nos alojamentos da Universidade Federal de Viçosa, campus Viçosa, MG. Conduzida na Universidade Federal de Viçosa, campus de Viçosa – MG – Brasil, essa pesquisa tem como unidade empírica de análise os estudantes residentes nas unidades de moradia estudantil da UFV. A pesquisa é de natureza descritiva e exploratória, com enfoque metodológico qualitativo e quantitativo, constituída de análise documental, histórica e descritiva. A pesquisa lançará mão também da aplicação de questionários à amostra probabilística dos estudantes residentes. A pesquisa bibliográfica associada a autores tais como MARQUES (2010), PORTUGAL (2014), dentre outros, têm apontado que o apoio social, material, emocional e de serviços são características estruturais das relações sociais. Esse apoio está relacionado a um padrão de vínculos sociais que protegem a integridade física e psicológica dos indivíduos. Seu efeito refere-se ao bem-estar, necessário para favorecer a identidade e desempenho das pessoas. Assim, a interação dos indivíduos por meio das redes possibilita a ampliação e o acesso a novos contatos sociais e a novas formas de olhar para si próprios pela consciência e pelo contexto sociocultural que participa. Nesse sentido, e concluindo, as mudanças estruturais e funcionais que ocorrem nas redes sociais dos estudantes demarcam a importância da sociabilidade para facilitar sua inserção e convivência no contexto universitário. |