Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 3871

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Linguística
Setor Departamento de Letras
Bolsa FUNARBIC/FUNARBE
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor Lillian Ferreira Rodrigues
Orientador MICHELLE NAVE VALADÃO
Outros membros Ana Rosa Lourenço
Título Ensino e aprendizagem da LIBRAS como segunda língua para crianças ouvintes
Resumo A partir da década de 90, a educação especial possibilitou a inclusão dos alunos com deficiência nas escolas regulares. A iniciativa foi baseada em documentos internacionais, como a Declaração Mundial de Educação para Todos (1990) e a Declaração de Salamanca (1994), que asseguraram a educação de crianças, jovens e adultos com necessidades educacionais especiais dentro do sistema regular de ensino. Pautado nesses documentos, o sistema educacional brasileiro vivenciou a abertura das escolas comuns para receber os alunos com deficiência, e também os alunos surdos, na perspectiva da educação inclusiva. Em relação aos surdos, se estabeleceu um momento em que as políticas públicas buscaram o desenvolvimento de ações voltadas, principalmente, para a oferta de cursos de Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS, no intuito de promover o uso e a divulgação da língua nos contextos educacionais. Entretanto, o caminho percorrido para a realização dessas ações tem se mostrado permeado de adversidades, principalmente devido à carência de pesquisas que promovam o embasamento teórico das práticas dos profissionais que oferecem cursos na área. Frente a essas pontuações, o objetivo da pesquisa foi analisar o processo do ensino e aprendizagem da LIBRAS voltado para crianças ouvintes que frequentaram um curso oferecido pelo Departamento de Letras da UFV. Para compor o corpo metodológico do trabalho foi utilizada uma metodologia analítica descritiva de cunho qualitativo, e como técnicas de coletas de dados o diário de campo, a observação participante e a videogravação. O campo empírico da pesquisa foi uma escola da rede municipal de ensino público de Viçosa-MG. Os sujeitos foram os alunos das turmas do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. Cada turma era composta por, no máximo, trinta (30) alunos e a faixa etária variou de seis (6) a doze (12) anos de idade. O curso foi ministrado por professores pré-serviço, licenciandos do curso de Letras e de Pedagogia, e oferecido na escola no período de fevereiro a junho de 2015, com carga horária de 1 hora semanal. Os resultados indicaram que as estratégias de apresentação da LIBRAS mostraram-se relevantes e despertaram o interesse dos alunos ouvintes. Os recursos didáticos utilizados e as tarefas e atividades desenvolvidas foram lúdicas e motivadoras. Ao final do curso as crianças conseguiram estabelecer pequenos diálogos em LIBRAS, demonstrando que as metodologias e estratégias atenderam à proposta do ensino comunicativo e facilitaram a promoção da aprendizagem da língua pelo público alvo. Vislumbra-se que a pesquisa seja continuada ao longo dos demais períodos de oferecimento do curso, a fim de que a amplitude dos dados coletados possa facilitar a compreensão dos mecanismos envolvidos no ensino da LIBRAS para aprendizes crianças.
Palavras-chave LIBRAS, Ensino de língua, metodologias de ensino
Forma de apresentação..... Painel
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