Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 3865

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Ensino médio
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Educação e meio ambiente
Setor Colégio de Aplicação - Coluni
Bolsa PIBIC Ensino Médio
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor ANA CAROLINA CERQUEIRA CHAVES
Orientador HELIO PAULO PEREIRA FILHO
Outros membros ANA BEATRIZ REZENDE ROSA
Título Atividades de campo e vivência ambiental na Mata da Biologia (Trilha-do-Sauá) . Interação entre o ensino de biologia teórico e prático.
Resumo O ensino de biologia utiliza-se de métodos que, muitas vezes, conduzem os estudantes ao constante exercício de memorizar diversos termos e conceitos que, na maioria das vezes, não estabelecem significados expressivos com a realidade. Como consequência dessa situação, surge a necessidade de formular novas metodologias que estimulem a atuação mais dinâmica do professor, visando um aprendizado com maior grau de efetividade. Nessa perspectiva, utilizamos como proposta metodológica atividades de vivência em áreas verdes próximas a escola. O local utilizado para a realização da atividade consiste em um fragmento da mata secundária, pertencente à Universidade Federal de Viçosa, que está situado próximo ao Colégio de Aplicação-Coluni (COL). A mata é conhecida popularmente como Mata da Biologia, e a localidade específica, onde as atividades serão realizadas, chama-se Trilha-do-Sauá. A utilização de áreas verdes permite, aos estudantes, entrarem em contato direto com os assuntos teóricos ensinados, além de permitir maior contato e integração do aluno com o meio, contribuindo de maneira significativa para a assimilação do conteúdo, devido ao seu caráter mais prático. Dessa forma, o ensino fica mais dinâmico e eficiente, desenvolvendo no indivíduo maior conscientização ambiental e conhecimento crítico da natureza. Será abordado a interação do ensino de biologia com a história da Mata da Biologia, levando-se em conta o histórico da mata e da região onde ela está inserida, deve ser notado que os documentos que se relacionam com o desenvolvimento humano nessa área são escassos, devido a uma tradição oral presente na cultura brasileira, que dificulta o acesso a informação para o entendimento da intervenção antrópica nesse espaço. Esse trabalho pretende responder as seguintes questões, o que a natureza tem a oferecer ao ensino de ciências biológicas? Como o aprendizado pode se tornar mais eficaz através da utilização de aulas práticas? Quais são os pontos da trilha onde há relações interespecíficas de mais destaque?
Palavras-chave BIOLOGIA, ENSINO, PRÁTICA.
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,67 segundos.