Resumo |
O ensino de biologia utiliza-se de métodos que, muitas vezes, conduzem os estudantes ao constante exercício de memorizar diversos termos e conceitos que, na maioria das vezes, não estabelecem significados expressivos com a realidade. Como consequência dessa situação, surge a necessidade de formular novas metodologias que estimulem a atuação mais dinâmica do professor, visando um aprendizado com maior grau de efetividade. Nessa perspectiva, utilizamos como proposta metodológica atividades de vivência em áreas verdes próximas a escola. O local utilizado para a realização da atividade consiste em um fragmento da mata secundária, pertencente à Universidade Federal de Viçosa, que está situado próximo ao Colégio de Aplicação-Coluni (COL). A mata é conhecida popularmente como Mata da Biologia, e a localidade específica, onde as atividades serão realizadas, chama-se Trilha-do-Sauá. A utilização de áreas verdes permite, aos estudantes, entrarem em contato direto com os assuntos teóricos ensinados, além de permitir maior contato e integração do aluno com o meio, contribuindo de maneira significativa para a assimilação do conteúdo, devido ao seu caráter mais prático. Dessa forma, o ensino fica mais dinâmico e eficiente, desenvolvendo no indivíduo maior conscientização ambiental e conhecimento crítico da natureza. Será abordado a interação do ensino de biologia com a história da Mata da Biologia, levando-se em conta o histórico da mata e da região onde ela está inserida, deve ser notado que os documentos que se relacionam com o desenvolvimento humano nessa área são escassos, devido a uma tradição oral presente na cultura brasileira, que dificulta o acesso a informação para o entendimento da intervenção antrópica nesse espaço. Esse trabalho pretende responder as seguintes questões, o que a natureza tem a oferecer ao ensino de ciências biológicas? Como o aprendizado pode se tornar mais eficaz através da utilização de aulas práticas? Quais são os pontos da trilha onde há relações interespecíficas de mais destaque? |