Resumo |
A educação ambiental surge como uma alternativa, principalmente quando inseridas em níveis fundamentais onde esta a base de aprendizagem, para que as novas gerações tenham acesso a informação e a dimensão da importância ambiental. Neste contexto encontram-se os professores que devem estar aptos a expor este tema de grande relevância de forma didática. Este projeto busca implementar um programa de capacitação em temáticas ambientais tendo a água como tema principal, para professores da rede pública e também levantar e sistematizar conteúdos de água e afins que são apresentados em livros didáticos do primeiro ciclo do ensino fundamental, 1º ao 5º ano, utilizados em escolas públicas localizadas no município de Viçosa, bem como os que são apresentados nos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais) e a partir disso, realizar oficinas de capacitação em conteúdos e métodos de abordagem práticas e pedagógicas que proporcione um aprofundamento significativo dos professores para que possa ser passado aos alunos. Foram estudadas as matrizes curriculares estaduais, assim como os PCN’s, destacando o que os documentos traziam com relação ao tema água e meio ambiente. Também foram analisados os livros didáticos utilizados em sala de aula, com enfoque no tema água. Posteriormente foram comparados dados dos assuntos presentes na matriz curricular estadual e no PCN. Foi dado início as oficinas com o intuito de complementar a formação dos professores. Até o mês de julho foram realizadas três oficinas, a primeira com o tema “Bacias hidrográficas”, levou aos professores informações importantes para a compreensão do meio em que vivemos e dos impactos sofridos, a segunda levou o tema “Ciclo hidrológico”, que proporcionou uma maior concepção de ciclo hidrológico pelas professoras e a terceira, levou o tema “Conservação e recuperação de nascentes” com o objetivo de conscientizar os ouvintes a respeito da importância das nascentes para a disponibilidade de água potável na nossa região, mostrar as principais causas de degradação, além de alguns dos métodos mais usuais para a recuperação de uma nascente. Pode-se concluir que os livros didáticos utilizados pela escola tratam o tema “meio ambiente” de forma séria e abrangente, deixando pouco a desejar quando comparados às matrizes curriculares e ao PCN. Após a realização de cada oficina, pode-se observar um efeito positivo nas professoras com interesse em reproduzir os experimentos em sala de aula. Diante deste impacto inicial pode-se acreditar que o ciclo de conhecimento iniciado trará grandes benefícios à comunidade. Professores que dominem um tema importante como a água poderá formar melhor seus alunos, e alunos bem formados se transformarão em cidadãos conscientes. |