Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 3858

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Educação e formação universitária
Setor Departamento de Biologia Geral
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES, Outros
Primeiro autor Ney Marcos Ferreira Rocha
Orientador MARA GARCIA TAVARES
Outros membros Andreia Fernandes Correia, Ingrid Rafaela Gouvêa, Ludmilla Sousa Lopes, MAYURA MARQUES MAGALHAES RUBINGER
Título Pirâmide Alimentar: um jogo didático como metodologia para o ensino de Ciências
Resumo Os jogos são considerados materiais didáticos quando, a partir deles, se desenvolvem habilidades educativas e cognitivas essenciais para o processo de ensino-aprendizagem, podendo ser utilizados para ampliar ou revisar conteúdos de uma disciplina. A ideia da criação do jogo Pirâmide Alimentar ocorreu durante as aulas práticas de Ciências do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), para alunos do 8º ano do Ensino Fundamental de uma Escola Estadual de Viçosa, Minas Gerais, em que se procurava, de maneira lúdica, concluir o conteúdo sobre alimentos e nutrientes. O principal objetivo foi avaliar a eficiência do jogo na aprendizagem de Ciências e seu impacto na motivação dos alunos perante o conteúdo ministrado. O jogo foi composto por um tabuleiro com cenas do Egito, relacionando de forma divertida diferentes significados do termo "pirâmide", além de seis pinos, um dado e 40 perguntas relacionadas ao conteúdo de ciências, com algumas associações a hábitos alimentares do Egito antigo. Antes da aplicação do jogo foram ministradas duas aulas experimentais sobre o tema, visando a melhor compreensão do conteúdo por parte dos alunos. Para a análise da eficiência do jogo, utilizou-se de pré e pós-testes, com seis questões objetivas sobre alimentos e nutrientes. O pós-teste continha três questões adicionais para que os alunos avaliassem a importância da utilização de jogos didáticos na escola. Dos 61 alunos, 23% acertaram cinco questões, 55% quatro questões, 19% três questões e 3% acertaram apenas duas questões no pré-teste. Após a utilização do jogo, 18% acertaram cinco questões, 71% quatro questões e 11% três questões. Esses dados evidenciam que o jogo contribuiu para o aprendizado de boa parcela dos alunos, pois, apesar da diminuição em 5% no número de alunos que acertaram cinco questões, houve um acréscimo considerável (16%) no número de alunos que acertaram quatro questões após o jogo. Esse aumento resultou, principalmente, da diminuição do número de alunos que haviam acertado apenas três e duas questões no pré-teste. A estratégia utilizada foi aprovada pelos alunos, pois 100% deles relataram que gostaram de revisar o assunto através do jogo Pirâmide Alimentar e que gostariam que a professora utilizasse mais jogos didáticos para complementar os conteúdos abordados. Ao serem indagados se o jogo contribuiu para a sua aprendizagem, obtivemos as seguintes respostas: “sim, porque o jogo complementou o que a professora passou em sala de aula”; “sim, porque o jogo teve perguntas da matéria que estamos estudando”; “Sim, porque é um jeito mais fácil e mais divertido para aprender” e “sim, pois fica mais fácil de entender a matéria”. Conclui-se que o uso de metodologias lúdicas e diferenciadas é importante para o ensino de Ciências, que o principal objetivo do jogo Pirâmide Alimentar foi alcançado, contribuindo para o aprendizado sobre Alimentos e Nutrientes, e que os estudantes percebem a relação dessas atividades com a aprendizagem.
Palavras-chave Ensino, Didático, Metodologia
Forma de apresentação..... Painel
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