Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 3849

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Envelhecimento e qualidade de vida
Setor Departamento de Economia Doméstica
Bolsa CAPES
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Adriana Miranda de Vasconcelos
Orientador NEUZA MARIA DA SILVA
Outros membros Aline Oliveira Silva
Título O Comportamento de Compra das Mulheres Idosas Participantes de um Programa Municipal de Terceira Idade em Viçosa – MG
Resumo O comportamento na hora da compra é um indicador importante para a economia e para os produtores. De acordo com Solomon (2002), o comportamento do consumidor é o estudo do comportamento das pessoas que auxilia na identificação dos traços de identidade destas na hora de consumir. Considerando que no ato de compra as pessoas buscam a realização da necessidade como também de desejos (Karsaklian, 2000), conhecer o comportamento de compra dos idosos traz implicações sociais e financeiras relevantes, visto que este segmento é crescente em nosso país, conforme dados da PNAD 2011 a 2013. O presente estudo objetivou analisar a forma como as mulheres idosas participantes de um Programa Municipal de Terceira Idade (PMTI) de Viçosa-MG comportavam na hora da compra. Para a coleta de dados foi utilizada aplicação de questionário. Os dados foram analisados por meio do EXCEL, versão 14.0, o qual permitiu demonstrar a porcentagem de cada variável e compará-las. Foram estudadas nove mulheres de 60 anos ou mais, participantes do PMTI, sendo que elas foram selecionadas por meio da amostragem não-probabilística aleatória, tendo sido utilizados como critério de seleção o comparecimento às atividades da oficina de artesanato do PMTI nos meses de maio e junho de 2014 e o interesse em participar do estudo. Os dados evidenciaram que 55,6% das entrevistadas, antes de realizar compras de objetos não rotineiros como eletrodomésticos e móveis, procuravam informações nas lojas, 22,2% com parentes e 22,2% por meio de acesso à internet. Questionadas sobre como era feita a escolha e aquisição de um eletrodoméstico, 55,6% responderam que a decisão era totalmente delas, 22,2% dos filhos/netos/genros, 11,1% decidiam conjuntamente com o marido e 11,1% apenas eram consultadas na hora da compra. Aproximadamente 80% das idosas disseram que preferiam pagar suas compras a vista, sendo que 22,2% priorizavam o cartão de crédito ou carnê. Sobre o uso de cartão de crédito, 77,8% responderam que não possuíam cartão de crédito e 22,2% tinham apenas um. Sobre comprar por impulso, 100% das idosas afirmaram que não tinham este hábito. A partir do estudo realizado, percebe-se que o comportamento de compra das idosas pesquisadas pode ser caracterizado como ativo porque eram elas próprias, em sua maioria, que decidiam sobre a aquisição de produtos, como também buscavam informações sobre estes. As idosas estudadas eram conservadoras, pois não gastavam por impulso; preferiam pagar suas contas à vista e não eram tão adeptas ao uso do cartão de crédito. Este estudo possibilitou perceber que o papel do idoso vem se modificando nos últimos anos, devendo o mercado atentar mais para o comportamento de compra desses consumidores, o que possibilitará um melhor atendimento deste público e maior circulação monetária, visto que os idosos participam ativamente da tomada de decisão na hora da compra e são bons pagadores.
Palavras-chave Comportamento de Compra, Idosos, Mercado
Forma de apresentação..... Painel
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