Resumo |
O comportamento na hora da compra é um indicador importante para a economia e para os produtores. De acordo com Solomon (2002), o comportamento do consumidor é o estudo do comportamento das pessoas que auxilia na identificação dos traços de identidade destas na hora de consumir. Considerando que no ato de compra as pessoas buscam a realização da necessidade como também de desejos (Karsaklian, 2000), conhecer o comportamento de compra dos idosos traz implicações sociais e financeiras relevantes, visto que este segmento é crescente em nosso país, conforme dados da PNAD 2011 a 2013. O presente estudo objetivou analisar a forma como as mulheres idosas participantes de um Programa Municipal de Terceira Idade (PMTI) de Viçosa-MG comportavam na hora da compra. Para a coleta de dados foi utilizada aplicação de questionário. Os dados foram analisados por meio do EXCEL, versão 14.0, o qual permitiu demonstrar a porcentagem de cada variável e compará-las. Foram estudadas nove mulheres de 60 anos ou mais, participantes do PMTI, sendo que elas foram selecionadas por meio da amostragem não-probabilística aleatória, tendo sido utilizados como critério de seleção o comparecimento às atividades da oficina de artesanato do PMTI nos meses de maio e junho de 2014 e o interesse em participar do estudo. Os dados evidenciaram que 55,6% das entrevistadas, antes de realizar compras de objetos não rotineiros como eletrodomésticos e móveis, procuravam informações nas lojas, 22,2% com parentes e 22,2% por meio de acesso à internet. Questionadas sobre como era feita a escolha e aquisição de um eletrodoméstico, 55,6% responderam que a decisão era totalmente delas, 22,2% dos filhos/netos/genros, 11,1% decidiam conjuntamente com o marido e 11,1% apenas eram consultadas na hora da compra. Aproximadamente 80% das idosas disseram que preferiam pagar suas compras a vista, sendo que 22,2% priorizavam o cartão de crédito ou carnê. Sobre o uso de cartão de crédito, 77,8% responderam que não possuíam cartão de crédito e 22,2% tinham apenas um. Sobre comprar por impulso, 100% das idosas afirmaram que não tinham este hábito. A partir do estudo realizado, percebe-se que o comportamento de compra das idosas pesquisadas pode ser caracterizado como ativo porque eram elas próprias, em sua maioria, que decidiam sobre a aquisição de produtos, como também buscavam informações sobre estes. As idosas estudadas eram conservadoras, pois não gastavam por impulso; preferiam pagar suas contas à vista e não eram tão adeptas ao uso do cartão de crédito. Este estudo possibilitou perceber que o papel do idoso vem se modificando nos últimos anos, devendo o mercado atentar mais para o comportamento de compra desses consumidores, o que possibilitará um melhor atendimento deste público e maior circulação monetária, visto que os idosos participam ativamente da tomada de decisão na hora da compra e são bons pagadores. |