Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 3846

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Engenharia, ergonomia e segurança do trabalho
Setor Departamento de Engenharia de Produção e Mecânica
Bolsa PIBIC/CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Higor Henrique Tavares Silva
Orientador JULIO CESAR COSTA CAMPOS
Título Análise da eficiência térmica de um motor diesel-4T utilizando uma mistura de 20% de biodiesel à base de óleo de soja
Resumo A crescente demanda de energia e os recursos cada vez mais escassos de energia fóssil acarretam um desenvolvimento crescente na área de combustíveis renováveis. Neste trabalho foi realizada a produção de biodiesel de soja pelo método de transesterificação e a caracterização das suas propriedades físico químicas. Posteriormente o biodiesel foi misturado ao diesel S10 numa proporção de 20% de biodiesel na mistura (B20) e testado num motor diesel de bancada ligado a um sistema de aquisição de dados. O índice de cetano do biodiesel assim como do diesel S10 foi calculado através da curva do ensaio de destilação, no entanto como o biodiesel destilou apenas até 50%, a equação das quatro variáveis que é aconselhada para a obtenção do índice de cetano do diesel (90% de volume destilado) não apresentou bons resultados, sendo utilizada então a equação de duas variáveis que resultou num índice de cetano de 53,88 para o biodiesel, que é apenas 5,82% menor que o valor encontrado para o diesel. Os ensaios de ponto de fulgor, massa específica, e viscosidade cinemática também apresentaram resultados de acordo com a norma para o biodiesel assim como para o diesel S10. Os testes no motor também apresentaram resultados dentro do esperado para a mistura B20, que apresenta eficiência térmica e volumétrica predominantemente maior que a do diesel S10 nos testes, principalmente para as maiores velocidades de motor e um consumo específico de combustível similar ao do diesel S10. As temperaturas dos gases de exaustão foram menores para a mistura B20, o que provavelmente é resultado da maior eficiência térmica apresentada pelo combustível e também pelo fato da mistura ter apresentado uma maior relação ar/combustível, ou seja, a queima de uma mistura mais pobre em combustível. Quanto ao torque e potência a mistura B20 ficou atrás do diesel S10, apresentando valores predominantemente menores para ambos os parâmetros, sendo que essa diferença é muito baixa para baixas velocidades do motor, mas acentua-se bastante para as maiores velocidades, com o diesel chegando a apresentar potencia até 47% maior que a mistura B20 para altas rotações.
Palavras-chave Biodiesel, diesel, motor 4-T
Forma de apresentação..... Painel
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