| ISSN | 2237-9045 | 
|---|---|
| Instituição | Universidade Federal de Viçosa | 
| Nível | Graduação | 
| Modalidade | Extensão | 
| Área de conhecimento | Ciências Exatas e Tecnológicas | 
| Área temática | Educação e meio ambiente | 
| Setor | Departamento de Engenharia Elétrica | 
| Bolsa | FUNARBEX | 
| Conclusão de bolsa | Sim | 
| Apoio financeiro | FUNARBE | 
| Primeiro autor | Mateus Henrique Anastacio | 
| Orientador | MAURO DE OLIVEIRA PRATES | 
| Outros membros | Guilherme de Castro Pinto, Rodrigo Santos Fonseca | 
| Título | Conscientização de crianças e adolescentes de escolas públicas sobre o uso sustentável de energia através de palestras e oficinas de ensino | 
| Resumo | O projeto se baseia primeiramente conscientizar os jovens das escolas de Viçosa e região a fazerem o uso sustentável de energia, incentivando-os a economizar tanto energia quanto água, já que esses dois recursos estão estreitamente relacionados no Brasil. Indo além disso, passar aos alunos noções de segurança que se deve ter com a energia no uso doméstico devido ao elevado número de acidentes que ocorre todos os anos. De toda forma, a intensão é levar um pouco da universidade para dentro das escolas, apresentando aos ouvintes um conteúdo dinâmico, diferenciado e educativo. A expectativa é que os ouvintes apliquem o que foi aprendido com o projeto, de modo que eles possam passar o conhecimento para amigos e para a família.  O projeto se iniciou com a busca de voluntários e formulação de materiais didáticos de fácil entendimento para serem apresentados nas escolas. Depois, passou a haver o contato com as escolas na tentativa de consolidar parcerias, no primeiro semestre o projeto envolveu duas escolas, uma na cidade de Coimbra e outra em Viçosa, entretanto já existe a colaboração de uma instituição na cidade de Cajuri para o semestre atual e a expectativa que até o final mais duas ou três escolas sejam envolvidas. Em relação as palestras, houve grande apoio das instituições e os alunos apresentaram interesse no conteúdo, havendo habitualmente um diálogo sobre o assunto durante as oficinas, sempre recebendo boas críticas e com sensação de que o objetivo foi alcançado. É relevante, que durante as oficinas de ensino vários professores apontaram aos alunos, principalmente aqueles de ensino médio, que o conteúdo abordado é matéria da prova do ENEM, gerando surpresa até mesmo aos integrantes do projeto. Na maior parte dos casos, as palestras foram destinadas a alunos de ensino médio devido a maturidade e também a ideia de que a extensão vem como uma forma de oferecer um conhecimento que pode ser aplicado a curto prazo para estas pessoas, com uma metodologia diferenciada que foge do ensino tradicional das escolas públicas brasileiras.  | 
    
| Palavras-chave | Energia, Educação, Sustentabilidade. | 
| Forma de apresentação..... | Oral |