Resumo |
É objetivo da Geografia fornecer subsídios aos alunos e alunas para uma melhor compreensão do espaço em suas diferentes escalas e temporalidades, levando-os a refletir sobre as transformações ocorridas ao longo do tempo, assim como um melhor entendimento de como estas podem estar inseridas no dia a dia. O projeto de extensão foi elaborado com o objetivo de desenvolver metodologias de ensino/aprendizagem em Geografia a partir de notícias cotidianas divulgadas nas mídias impressas, com destaque a jornais locais, e visa contemplar três diferentes grupos: os alunos da educação básica de Viçosa-MG, os professores das escolas envolvidas e os alunos do curso de Geografia licenciatura da UFV. Até o momento, estão sendo desenvolvidas práticas articuladas à formação e capacitação, como reuniões com o coordenador e a equipe, seleção e leitura de bibliografia relacionada com a Geografia e com as temáticas das oficinas. Houve simultaneamente à articulação com as empresas para a obtenção de jornais locais, a escolha de temas para as primeiras oficinas e a apresentação do projeto em uma das escolas que irá acontecer a oficina que foi planejada. Os resultados alcançados com o projeto são numerosos, verificou-se o envolvimento da bolsista e dos voluntários com o projeto, maior articulação entre universidade e escola, integração do projeto com as atividades realizadas pelo PIBID, preparação de texto para uma futura publicação, e também pode-se destacar que um voluntário irá realizar sua monografia a partir da temática afim a este projeto. A primeira oficina, apesar de não ter sido executada até o momento, está no estágio final de preparação, e em breve após sua realização, pretendemos trazer mais resultados. Nela pretendemos trabalhar com a comparação entre a violência registrada nas mídias com o sentimento de insegurança percebido pelos alunos. Será gerado, ao final, um mapa mental do medo que representa a percepção da violência pelos alunos. A escola contemplada será a Escola Estadual Doutor Raimundo Alves Torres, com os alunos do Ensino Médio. O projeto está contribuindo de forma efetiva para a formação contínua de licenciandos em Geografia da UFV, capacitando-os para a constituição de futuros professores a partir de uma construção conjunta de metodologias para serem utilizadas em sala de aula, ajudando na reflexão de novas maneiras de ensino através de novas formas de se pensar o dia a dia do município de Viçosa. O envolvimento ocorreu de forma conjunta até o momento entre a comunidade acadêmica, incluindo a bolsista, os voluntários, o coordenador e os alunos do PIBID Geografia da UFV. A maior integração e desenvolvimento de ações com a comunidade externa estão prevista para a segunda quinzena de agosto, no início do segundo semestre, inicialmente com a aplicação de uma oficina. |