Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 3834

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Geografia
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Izabela Vieira Alves
Orientador WAGNER BARBOSA BATELLA
Outros membros Lucas Martins Cordeiro
Título Geografizando o jornal: ensino e aprendizagem de Geografia a partir do cotidiano
Resumo É objetivo da Geografia fornecer subsídios aos alunos e alunas para uma melhor compreensão do espaço em suas diferentes escalas e temporalidades, levando-os a refletir sobre as transformações ocorridas ao longo do tempo, assim como um melhor entendimento de como estas podem estar inseridas no dia a dia. O projeto de extensão foi elaborado com o objetivo de desenvolver metodologias de ensino/aprendizagem em Geografia a partir de notícias cotidianas divulgadas nas mídias impressas, com destaque a jornais locais, e visa contemplar três diferentes grupos: os alunos da educação básica de Viçosa-MG, os professores das escolas envolvidas e os alunos do curso de Geografia licenciatura da UFV. Até o momento, estão sendo desenvolvidas práticas articuladas à formação e capacitação, como reuniões com o coordenador e a equipe, seleção e leitura de bibliografia relacionada com a Geografia e com as temáticas das oficinas. Houve simultaneamente à articulação com as empresas para a obtenção de jornais locais, a escolha de temas para as primeiras oficinas e a apresentação do projeto em uma das escolas que irá acontecer a oficina que foi planejada. Os resultados alcançados com o projeto são numerosos, verificou-se o envolvimento da bolsista e dos voluntários com o projeto, maior articulação entre universidade e escola, integração do projeto com as atividades realizadas pelo PIBID, preparação de texto para uma futura publicação, e também pode-se destacar que um voluntário irá realizar sua monografia a partir da temática afim a este projeto. A primeira oficina, apesar de não ter sido executada até o momento, está no estágio final de preparação, e em breve após sua realização, pretendemos trazer mais resultados. Nela pretendemos trabalhar com a comparação entre a violência registrada nas mídias com o sentimento de insegurança percebido pelos alunos. Será gerado, ao final, um mapa mental do medo que representa a percepção da violência pelos alunos. A escola contemplada será a Escola Estadual Doutor Raimundo Alves Torres, com os alunos do Ensino Médio. O projeto está contribuindo de forma efetiva para a formação contínua de licenciandos em Geografia da UFV, capacitando-os para a constituição de futuros professores a partir de uma construção conjunta de metodologias para serem utilizadas em sala de aula, ajudando na reflexão de novas maneiras de ensino através de novas formas de se pensar o dia a dia do município de Viçosa. O envolvimento ocorreu de forma conjunta até o momento entre a comunidade acadêmica, incluindo a bolsista, os voluntários, o coordenador e os alunos do PIBID Geografia da UFV. A maior integração e desenvolvimento de ações com a comunidade externa estão prevista para a segunda quinzena de agosto, no início do segundo semestre, inicialmente com a aplicação de uma oficina.
Palavras-chave Ensino de Geografia, Cotidiano, mídia impressa.
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,64 segundos.