Resumo |
Vivemos em uma sociedade que tem buscado uma melhoria da qualidade de vida. Devido a este fato, as pessoas buscam objetos que proporcionem conforto através de tecnologias mais avançadas, ocasionando, assim, um aumento na utilização dos recursos naturais, não bastando o uso desenfreado destes recursos. Outro fator que devemos nos atentar é a forma como os descartes destes objetos têm ocorrido, uma vez que temos os resíduos sólidos, líquidos e gasosos, no qual temos a contaminação do solo, água e ar, o qual já compromete o bem estar da atual e, provavelmente, das futuras gerações. O meio ambiente tem alcançado espaços nos meio de comunicação, principalmente desde o ano de 2014, no qual estamos vivenciando um momento de crise hídrica no Brasil. Este fato deve-se, não à falta de mananciais, e sim à cultura do desperdício enraizada na sociedade, pois os países considerados em desenvolvimento possuem a maior parte de reservas naturais de água. Para a produção de energia elétrica o Brasil possui hidrelétricas de grande porte, sendo que possuímos outras formas para geração da mesma e que são ainda pouco utilizadas, como o do bagaço da cana de açúcar, usinas eólicas, etc. O presente projeto de extensão foi desenvolvido até o primeiro semestre de 2015 com alunos na faixa etária de oito a nove anos de idade, na Escola Estadual Effie Rolfs, que está situada dentro co Campus da Universidade Federal de Viçosa, MG, no qual tivemos o intuito de fazer trocas de conhecimentos sobre o que a água representa para os mesmos e quais os meios de utilização que podemos fazer, para que ela possa ser utilizada de forma mais racional, para que no futuro não nos falte. Para o segundo semestre do referido ano, será escolhido outra escola da rede pública para darmos continuidade deste trabalho, no qual serão adotados os mesmo procedimentos. Percebe-se que o meio ambiente tem sido muito utilizado como marketing para obtenção de lucros maiores, deixando de lado o verdadeiro sentido e importância que o mesmo representa para nós. Em geral, intervimos na comunidade, a partir das crianças das escolas públicas, no qual priorizando a problemática da escassez da água detectado mais fortemente durante o ano de 2014. Isto tem sido feito visando um consumo consciente por parte da população, com ações de educação ambiental. A partir de nossa intervenção os alunos deram início à separação dos resíduos, como plástico, papel, alumínio, dentre outros, propagaram os conhecimentos com outras pessoas, o ambiente no qual estudam passou a ficar mais limpo, e a utilização da água passou ser feita de forma mais racional e equilibrada. Em reuniões da equipe de trabalho com a escola percebemos que os resultados têm sido positivos e rápidos. |