Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 3829

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação e meio ambiente
Setor Departamento de Economia Doméstica
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Daiane Lourenço da Silva
Orientador ANA LIDIA COUTINHO GALVAO
Outros membros Cássia Aparecida da Silva, Kennya de Kássya Albergaria, Leila Aparecida Costa Pacheco, Lorena Cristina Machado, NEUZA MARIA DA SILVA, Núbia Estêvam de Assis, Samara Karmel Castro da Conceição
Título Educação ambiental e o consumo consciente da água nas escolas públicas de Viçosa
Resumo Vivemos em uma sociedade que tem buscado uma melhoria da qualidade de vida. Devido a este fato, as pessoas buscam objetos que proporcionem conforto através de tecnologias mais avançadas, ocasionando, assim, um aumento na utilização dos recursos naturais, não bastando o uso desenfreado destes recursos. Outro fator que devemos nos atentar é a forma como os descartes destes objetos têm ocorrido, uma vez que temos os resíduos sólidos, líquidos e gasosos, no qual temos a contaminação do solo, água e ar, o qual já compromete o bem estar da atual e, provavelmente, das futuras gerações. O meio ambiente tem alcançado espaços nos meio de comunicação, principalmente desde o ano de 2014, no qual estamos vivenciando um momento de crise hídrica no Brasil. Este fato deve-se, não à falta de mananciais, e sim à cultura do desperdício enraizada na sociedade, pois os países considerados em desenvolvimento possuem a maior parte de reservas naturais de água. Para a produção de energia elétrica o Brasil possui hidrelétricas de grande porte, sendo que possuímos outras formas para geração da mesma e que são ainda pouco utilizadas, como o do bagaço da cana de açúcar, usinas eólicas, etc. O presente projeto de extensão foi desenvolvido até o primeiro semestre de 2015 com alunos na faixa etária de oito a nove anos de idade, na Escola Estadual Effie Rolfs, que está situada dentro co Campus da Universidade Federal de Viçosa, MG, no qual tivemos o intuito de fazer trocas de conhecimentos sobre o que a água representa para os mesmos e quais os meios de utilização que podemos fazer, para que ela possa ser utilizada de forma mais racional, para que no futuro não nos falte. Para o segundo semestre do referido ano, será escolhido outra escola da rede pública para darmos continuidade deste trabalho, no qual serão adotados os mesmo procedimentos. Percebe-se que o meio ambiente tem sido muito utilizado como marketing para obtenção de lucros maiores, deixando de lado o verdadeiro sentido e importância que o mesmo representa para nós. Em geral, intervimos na comunidade, a partir das crianças das escolas públicas, no qual priorizando a problemática da escassez da água detectado mais fortemente durante o ano de 2014. Isto tem sido feito visando um consumo consciente por parte da população, com ações de educação ambiental. A partir de nossa intervenção os alunos deram início à separação dos resíduos, como plástico, papel, alumínio, dentre outros, propagaram os conhecimentos com outras pessoas, o ambiente no qual estudam passou a ficar mais limpo, e a utilização da água passou ser feita de forma mais racional e equilibrada. Em reuniões da equipe de trabalho com a escola percebemos que os resultados têm sido positivos e rápidos.
Palavras-chave Meio ambiente, Qualidade de vida, Consumo
Forma de apresentação..... Painel
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