Resumo |
Por muitos anos o ensino da Matemática esteve e ainda está vinculado a memorização de fórmulas, regras e resolução de cálculos. Devido a isto, a Matemática foi se tornando uma disciplina considerada complicada e seu aprendizado difícil. Porém, sabe-se que ensinar Matemática não é somente ensinar a calcular, resolver equações, memorizar regras, mas resolver problemas que se apresentam ao nosso cotidiano. A Matemática é uma ciência em evolução e tem se construído como resposta a diversos outros problemas. Um dos principais objetivos no ensino da Matemática é fazer com que este conhecimento tenha significado para o aluno. Para alcançar tal objetivo é preciso estar sempre em busca de novas formas e métodos que possam facilitar e, principalmente, concretizar o aprendizado de nossos alunos. Dentre diversas metodologias do ensino da Matemática escolhemos as atividades lúdicas. A utilização de atividades lúdicas nas aulas de Matemática estimulam o desenvolvimento de diversas potencialidades como o raciocínio lógico, a criatividade, a atenção, a concentração e também auxilia o aluno a adquirir confiança em sua própria habilidade de solucionar problemas. O jogo é uma metodologia de ensino, na qual o aluno é sujeito da aprendizagem, respeitando-se o seu contexto e levando em consideração os aspectos recreativos e lúdicos das motivações próprias, sua imensa curiosidade e desejo de realizar atividades em grupo. A introdução de jogos como estratégia de ensino-aprendizagem na sala de aula é uma metodologia que apresenta excelentes resultados, desde que o educador consiga trabalhar adequadamente com ela. Com o intuito de ajudar professores de Matemática do primeiro ao quinto ano do Ensino Fundamental que desejam tornar as aulas mais interessantes, empregando atividades lúdicas, foi criado o projeto "Ludicidade no Ensino de Matemática". Para apoiar e motivar esses professores, bem como incentivar os demais professores de Matemática do ensino básico a utilizarem o lúdico em suas aulas, realizamos minicursos nos quais ensinamos a confecção de materiais lúdicos (muitos deles de baixo custo) e também orientamos a aplicação de tais materiais nas aulas de Matemática, para que os objetivos propostos sejam alcançados, através da mediação do professor. Desta forma, a aula de Matemática se torna mais dinâmica, mais alegre e mais atrativa. Foram realizados até o momento quatro minicursos com duração de quatro horas, destinados a professores do ensino básico também aos estudantes de Licenciatura em Matemática. |