Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 3826

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Educação e formação universitária
Setor Departamento de Matemática
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Maurício de Oliveira Celeri
Orientador ARIANE PIOVEZAN ENTRINGER
Título Ludicidade no Ensino de Matemática
Resumo Por muitos anos o ensino da Matemática esteve e ainda está vinculado a memorização de fórmulas, regras e resolução de cálculos. Devido a isto, a Matemática foi se tornando uma disciplina considerada complicada e seu aprendizado difícil. Porém, sabe-se que ensinar Matemática não é somente ensinar a calcular, resolver equações, memorizar regras, mas resolver problemas que se apresentam ao nosso cotidiano. A Matemática é uma ciência em evolução e tem se construído como resposta a diversos outros problemas. Um dos principais objetivos no ensino da Matemática é fazer com que este conhecimento tenha significado para o aluno. Para alcançar tal objetivo é preciso estar sempre em busca de novas formas e métodos que possam facilitar e, principalmente, concretizar o aprendizado de nossos alunos. Dentre diversas metodologias do ensino da Matemática escolhemos as atividades lúdicas. A utilização de atividades lúdicas nas aulas de Matemática estimulam o desenvolvimento de diversas potencialidades como o raciocínio lógico, a criatividade, a atenção, a concentração e também auxilia o aluno a adquirir confiança em sua própria habilidade de solucionar problemas. O jogo é uma metodologia de ensino, na qual o aluno é sujeito da aprendizagem, respeitando-se o seu contexto e levando em consideração os aspectos recreativos e lúdicos das motivações próprias, sua imensa curiosidade e desejo de realizar atividades em grupo. A introdução de jogos como estratégia de ensino-aprendizagem na sala de aula é uma metodologia que apresenta excelentes resultados, desde que o educador consiga trabalhar adequadamente com ela. Com o intuito de ajudar professores de Matemática do primeiro ao quinto ano do Ensino Fundamental que desejam tornar as aulas mais interessantes, empregando atividades lúdicas, foi criado o projeto "Ludicidade no Ensino de Matemática". Para apoiar e motivar esses professores, bem como incentivar os demais professores de Matemática do ensino básico a utilizarem o lúdico em suas aulas, realizamos minicursos nos quais ensinamos a confecção de materiais lúdicos (muitos deles de baixo custo) e também orientamos a aplicação de tais materiais nas aulas de Matemática, para que os objetivos propostos sejam alcançados, através da mediação do professor. Desta forma, a aula de Matemática se torna mais dinâmica, mais alegre e mais atrativa. Foram realizados até o momento quatro minicursos com duração de quatro horas, destinados a professores do ensino básico também aos estudantes de Licenciatura em Matemática.
Palavras-chave Matemática, Educação, Ludicidade
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,63 segundos.