Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 3822

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Educação e formação universitária
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Eunice Ferreira da Silva
Orientador BEATRIZ SANTANA CAÇADOR
Título A fotografia como mediadora do processo de aprendizagem: Reflexões sobre a experiência vivenciada pelo discente
Resumo Descrição do tema central do trabalho: O uso de estratégias pedagógicas problematizadoras e inovadoras objetiva transformar a sala de aula em espaço dialógico e democrático cuja essência consiste em refletir ideias e ressignificar concepções. A linguagem visual amplia as possibilidades do sujeito de construir conhecimentos por meio da mobilização da percepção, simbolização e comunicação visual. A fotografia revela-se como recurso mediador do ensino-aprendizagem uma vez que consiste em uma obra pensada e elaborada pelo fotógrafo, o qual a compõe a partir de suas referências pessoais, profissionais e culturais. A fotografia mobiliza sensibilidade, percepção e subjetividade, as quais são fundamentais na prática em saúde. Público alvo: Acadêmicos do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Viçosa. Justificativa: A fotografia pode ser considerada como recurso didático potencial no contexto universitário, em especial, na área da saúde, legitimando conhecimentos, desenvolvendo sensibilidade e percepção, auxiliando na memorização de conteúdos e proporcionando compreensão sensível da realidade. Objetivo: Relatar experiência de utilização da fotografia no ensino-aprendizagem sobre dengue. Metodologia: Relato de experiência sobre uso de fotografia como estratégia de ensino-aprendizagem sobre dengue. Foram obtidas aproximadamente 800, durante os meses de setembro e outubro de 2013 em Viçosa, Minas Gerais. As imagens cotidianas denotavam aspectos relevantes sobre a dinâmica de produção social da dengue. Utilizou-se câmera digital Sony DSC-H50 em ajuste automático. Valorizou-se a ética evitando-se a exposição direta de pessoas ou obtendo-se o consentimento das mesmas. Selecionou-se 225 fotos para a confecção de slides em Power Point, posteriormente formatadas como filme no programa Windows Movie Maker. Foram acrescentados informalmente os dados, evitando-se termos técnicos e relacionando-os de maneira criativa às imagens. As músicas foram selecionadas do álbum “Flauta Maravilhosa” de Altamiro Carrilho. Resultado: A atividade culminou com a elaboração parcial e apresentação de um seminário com o tema “Dengue”, incorporado às aulas teóricas da disciplina “Enfermagem em Saúde Coletiva II” do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Viçosa. Os acadêmicos pensaram a temática da dengue a partir da reflexão crítica sobre sua dinâmica social para além da abordagem técnica. As fotografias evidenciaram a gênese e transmissão da doença a partir da relação estabelecida com processos de urbanização e meio ambiente. Conclusões: A atividade vivenciada oportunizou o fascínio pelo conhecimento e a troca de experiências e ideias entre professor e estudantes. Diversificar a metodologia trouxe maior aproveitamento do discente “fotógrafo”, sob a perspectiva da construção do raciocínio perscrutador, do despertar da curiosidade e do olhar diferenciado sobre sua própria realidade. A fotografia transformou o saber em algo prazeroso propiciando significado ao conteúdo.
Palavras-chave Ensino, Enfermagem, Fotografia
Forma de apresentação..... Painel
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