Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 3806

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Esporte Saúde e Lazer
Setor Departamento de Educação Física
Bolsa PIBIC/CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Tais Souza Nunes Aguilar
Orientador MAICON RODRIGUES ALBUQUERQUE
Título Efeitos de Diferentes Tipos de Estruturação de Prática na Aquisição de Habilidades Motoras
Resumo Introdução: Dentre os diferentes tópicos do estudo da Aprendizagem Motora, a forma como a prática deve ser estruturada é a mais importante. Em resumo, a prática organizada de forma constante parece favorecer a formação do Programa Motor Generalizado (PMG) que é investigado na literatura pelas medidas de tempo relativo e sequenciamento. Enquanto a prática aleatória beneficiaria aos aspectos variantes ou os parâmetros do movimento (ex. força total e tempo total). Apesar disso, não foram encontrados na literatura estudos que investigaram o efeito da prática aleatória manipulando tempo relativo. Objetivo: Verificar os efeitos da prática aleatória na manipulação do PMG. Material e Métodos: Participaram do estudo 20 estudantes universitários de ambos os sexos, na faixa etária 18 a 35 anos. A tarefa consistia no pressionamento de teclas específicas de um teclado numérico, nas medidas de tempo relativo (22,2%; 44,4% e 33,3% ou 33,3%; 22,2% e 44,4% ou 44,4%; 33,3% e 22,2%) e do tempo total (1400ms) dependendo do grupo experimental. Todos os voluntários foram distribuídos aleatoriamente em 2 grupos experimentais (n=10), sendo divididos em constante e aleatória, ambos, receberam 100% de CR. Para analise estatística foi realizado a análise de variância (ANOVA two-away) para identificar as diferenças entre grupos, blocos e interação. Para os testes de retenção e transferência foi utilizado o teste T de Student independente, com intuito de verificar as diferenças entre os grupos para os dois tipos de teste. Para a análise estatística foi utilizado o software SPSS versão 20. O nível de significância adotado foi p < 0,05. Resultados: Para medida de erro absoluto não foram encontradas diferenças significativas na fase de aquisição entre os blocos [F (3,95; 71) = 1,82, p = 0,135], assim como entre os grupos [F(1; 18) = 0,064, p =0,803] e na interação entre grupos e blocos [F(3,95; 71) = 1,24, p = 0,301], nos testes de retenção e transferências, também, não foram encontradas diferenças significativas, [t(18) = 0,145, p = 0,886] e [t(18) = 0,642, p= 0,529], respectivamente. Para medida de erro relativo, também, não foram encontradas diferenças significativas na fase de aquisição entre os blocos [F(3,4; 60,8) = 0,70, p = 0,573], mas foi observada uma diferença significativa entre os grupos, [F(1; 18) = 15,5, p = 0,001], em que o grupo que realizou a prática constante apresentou menor erro relativo que o grupo de prática aleatória. Além disso, não houve diferença significativa na interação entre grupos e blocos, [F(3,4; 60,8) =0,685, p = 0,581]. Nos testes de retenção e transferências, não foram encontradas diferenças significativas, [t(18) = 0,081, p = 0,936] e [t(18) = 0,983, p = 0,339], respectivamente. Conclusão: Os resultados encontrados demonstram que não houve qualquer efeito dos tipos de estruturação de prática na aquisição da habilidade motora.
Palavras-chave Aprendizagem motora, prática, programa motor generalizado
Forma de apresentação..... Painel
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