Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 3805

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Agrárias
Área temática Biologia, produção e manejo animal
Setor Departamento de Zootecnia
Bolsa FAPEMIG
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor Débora Evelyn de Freitas Assis
Orientador MARIO LUIZ CHIZZOTTI
Outros membros Gutierrez José de Freitas Assis, Luiz Henrique Pereira Silva
Título Efeito do plano nutricional na recria sobre desempenho e características da carcaça, do músculo e da carne de machos Nelore terminados em confinamento.
Resumo O presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo estudar o efeito do plano nutricional sobre o desempenho prévio e as características da carcaça, do músculo e da carne de zebuínos Nelore machos não castrados terminados em confinamento com dieta contento alto nível de concentrado.
Foram utilizados 39 machos, com idade média inicial de 8,5 ±0,2 meses e peso corporal médio de 230,4 ±5,6kg. Inicialmente, foram abatidos cinco animais para determinar a composição corporal inicial, os demais foram distribuídos nos tratamentos, que consistiram de baixo ganho na fase de crescimento e alto na terminação (BA), médio ganho na fase de crescimento e alto na terminação (MA) e alto ganho em ambas as fases (AA). Ao final da fase de crescimento cinco animais do tratamento BA e seis dos MA e AA foram abatidos. Os demais permaneceram no experimento sendo abatidos ao final da fase de terminação.
Concluiu-se que, após o desmame, animais Zebuínos da raça Nelore ao serem submetidos a uma restrição alimentar rigorosa, seja ela de natureza quantitativa ou qualitativa, apresentam durante a restrição um mesmo crescimento relativo dos compartimentos do trato gastrointestinal em relação aos seus contemporâneos em crescimento contínuo, exceto para o intestino delgado que apresenta redução nos animais em restrição. Sendo ainda que, posteriormente quando realimentados na fase de terminação, este animais apresentam maiores ganhos diário de todos os componentes corporais, depositam mais proteína e consequentemente agregam maiores teores de água na carcaça.
Apesar dos animais em crescimento compensatório terem apresentado melhor conversão alimentar de carcaça na fase de terminação, considerando o período total do experimento, os animais em crescimento contínuo são mais eficientes na conversão de alimento em carcaça.
Animais Nelores jovens previamente restritos apresentam maior capacidade de ingestão de matéria seca e de fibra, maior ganho de componentes não constituintes da carcaça, menor transferência do ganho peso vivo para a carcaça, menor rendimento de carcaça e produzem carcaças mais leves e com menor espessura de gordura subcutânea.
A restrição alimentar prévia não afeta a digestibilidade dos nutrientes na fase de terminação, bem como o rendimento dos cortes comerciais e a proporção dos tecidos da carcaça.
A restrição alimentar após o desmame não afeta as características qualitativas da carne quando os animais passam por um longo período de terminação.
Os resultados aqui obtidos nos permite sugerir que as carcaças devem ter um mínimo de 3,6 mm de espessura de gordura subcutânea para prevenir impactos negativos do cold shortening sobre o comprimento do sarcômero e consequentemente a maciez da carne.
Palavras-chave QUALIDADE DE CARNE, BOVINOS, NELORE
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,70 segundos.