ISSN | 2237-9045 |
---|---|
Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
Nível | Graduação |
Modalidade | Extensão |
Área de conhecimento | Ciências Humanas e Sociais |
Área temática | Educação |
Setor | Pró-Reitoria de Extensão e Cultura |
Bolsa | PIBEX |
Conclusão de bolsa | Sim |
Apoio financeiro | Outros |
Primeiro autor | Patrícia Duarte |
Orientador | ADRIANA DA SILVA |
Título | O Ensino da Língua Portuguesa no Cursinho Popular de Paula Cândido a Partir dos Métodos de Paulo Freire |
Resumo | O presente trabalho se da a partir de um projeto do ensino da Língua Portuguesa em um cursinho popular da cidade de Paula Cândido – MG, intitulado como Cursinho Popular de Paula Cândido (CPPC). O projeto do ensino da Língua Portuguesa tem como base três princípios: a Educação Popular, não somente pelo fato de ser gratuita, mas também pelo diálogo sempre presente formando cidadãos conscientes e críticos. Conforme Brandão(2002), trata-se de “um projeto destinado a formar pessoas para operarem transformações.”. A Interdisciplinaridade, visando romper com os limites entre as disciplinas e articulando o saber cientifico e popular, informação e experiência, a escola, a família e a comunidade. E a Gestão Coletiva, entendida como um processo pelo qual todos os integrantes do cursinho se entendem como agentes construtores do conhecimento. Os conteúdos da Língua Portuguesa são escolhidos durante o ano de acordo com a carência dos educandos e também buscando dar-lhes uma boa base para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Com uma ação extensionista, o projeto visa o aprendizado por parte da educadora de Língua Portuguesa, através das aulas que lhe possibilitam um aperfeiçoamento e uma continuidade de todo o conhecimento que lhe foi passado na universidade, e por parte dos educandos que além de aprenderem também passam e utilizam seus próprios conhecimentos de mundo e da própria comunidade para que o aprendizado seja pleno. Dessa forma, busca-se que de todos os envolvidos no cursinho compreendam e respeitem as variedades da língua portuguesa. Justificando-se por meio da sua relevância social, pessoas de camadas populares mais simples tem o acesso à educação através de aulas gratuitas. Além disso, a construção das aulas promove a movimentação de pesquisa e extensão entre os saberes encontrados na universidade, levados à comunidade de Paula Cândido. Portanto, espera-se que os educandos utilizem todo seu aprendizado para a formação superior, garantindo seu espaço nas universidades, superando as desigualdades e contribuindo para o desenvolvimento da sociedade de uma maneira geral. |
Palavras-chave | Palavras chaves: Cursinho Popular, Interdisciplinaridade, Gestão Coletiva. |
Forma de apresentação..... | Painel |