Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 3798

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Pró-Reitoria de Extensão e Cultura
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Patrícia Duarte
Orientador ADRIANA DA SILVA
Título O Ensino da Língua Portuguesa no Cursinho Popular de Paula Cândido a Partir dos Métodos de Paulo Freire
Resumo O presente trabalho se da a partir de um projeto do ensino da
Língua Portuguesa em um cursinho popular da cidade de Paula Cândido
– MG, intitulado como Cursinho Popular de Paula Cândido (CPPC). O
projeto do ensino da Língua Portuguesa tem como base três
princípios: a Educação Popular, não somente pelo fato de ser
gratuita, mas também pelo diálogo sempre presente formando cidadãos
conscientes e críticos. Conforme Brandão(2002), trata-se de “um projeto destinado a
formar pessoas para operarem transformações.”. A
Interdisciplinaridade, visando romper com os limites entre as
disciplinas e articulando o saber cientifico e popular, informação
e experiência, a escola, a família e a comunidade. E a Gestão
Coletiva, entendida como um processo pelo qual todos os integrantes
do cursinho se entendem como agentes construtores do conhecimento.
Os conteúdos da Língua Portuguesa são escolhidos durante o ano de
acordo com a carência dos educandos e também buscando dar-lhes uma
boa base para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Com uma ação
extensionista, o projeto visa o aprendizado por parte da educadora
de Língua Portuguesa, através das aulas que lhe possibilitam um
aperfeiçoamento e uma continuidade de todo o conhecimento que lhe
foi passado na universidade, e por parte dos educandos que além de
aprenderem também passam e utilizam seus próprios conhecimentos de
mundo e da própria comunidade para que o aprendizado seja pleno.
Dessa forma, busca-se que de todos os envolvidos no cursinho
compreendam e respeitem as variedades da língua portuguesa.
Justificando-se por meio da sua relevância social, pessoas de
camadas populares mais simples tem o acesso à educação através de
aulas gratuitas. Além disso, a construção das aulas promove a
movimentação de pesquisa e extensão entre os saberes encontrados na
universidade, levados à comunidade de Paula Cândido.
Portanto, espera-se que os educandos utilizem todo seu aprendizado para a
formação superior, garantindo seu espaço nas universidades,
superando as desigualdades e contribuindo para o desenvolvimento da
sociedade de uma maneira geral.
Palavras-chave Palavras chaves: Cursinho Popular, Interdisciplinaridade, Gestão Coletiva.
Forma de apresentação..... Painel
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