Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 3788

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Ensino na saúde
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro MEC, UFV
Primeiro autor Samara Belisa Vieira Lobo
Orientador BRUNO DAVID HENRIQUES
Outros membros Bianca Seixas Gonçalves, Brígida da Penha Ferraz, Camila Gomes Santos Moraes, Marina Silva Alves, MARINA SILVA DE LUCCA
Título Abordagem de gestantes quanto ao uso de álcool e outras drogas e promoção do vínculo mãe-filho, através de fotografia.
Resumo A OMS define droga como toda substância que introduzida no organismo modifica uma ou mais das suas funções. Sendo dividas em lícitas, como o álcool, tabaco e alguns medicamentos, e ilícitas, como cocaína, LDS, crack, entre outras. O consumo de álcool e outras drogas tem sido alvo de amplas discussões na atualidade. Seu uso tem se iniciado cada vez mais cedo, abrangendo a adolescência e até mesmo a infância. Os efeitos do uso prolongado de drogas são múltiplos, podendo afetar o desenvolvimento cognitivo, emocional e social do usuário, tornado-o suscetível a condições de desordens depressivas, ansiedade, brigas na escola, danos à propriedade e problemas com a polícia.Nesse contexto,considera-se a importância de criar meios estratégicos que culminem em uma prevenção efetiva no uso e abuso dessas substâncias. Fundamentados nessa premissa, o presente trabalho iniciou-se com a busca de referenciais teóricos sobre a temática. Baseado em documento da ONU, realizou-se inicialmente atividades, tendo como público as gestantes. Posteriormente o foco será direcionado para crianças e adolescentes. A meta da proposta é fortalecer o vínculo mãe-filho, utilizado a fotografia como estratégia metodológica. Foi realizado levantamento, junto à Secretária Municipal de Saúde de Viçosa as gestantes que se encontravam no primeiro trimestre gestacional. Desde então foi realizado visitas domiciliares a cada uma delas, convidando-as a participar do projeto.Inicialmente foram contactadas 45 gestantes, com adesão de 40.A atividade ocorrerá em três momentos fotográficos e de atividades coletivas: Seção de fotos no primeiro trimestre, no terceiro trimestre e após o nascimento do filho. Após as etapas descritas, será entregue um álbum impresso e um CD contendo todo material. Destaca-se que nos momentos presenciais, além da fotografia será debatido temáticas diversas, como vínculo e estratégias de prevenção do uso de drogas e qualidade de vida do filho e da família.
Para concretizar e executar o projeto foi realizado um workshop em técnicas de fotografias com um fotógrafo profissional, para que os próprios estudantes se encarreguem de executar e editar as fotografias. As participantes aceitaram participar através da assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e do Termo de direitos de imagem, após explicação dos objetivos da proposta. Portanto, entende-se que o fortalecimento do vínculo e da relação familiar são estratégias relevantes em relação a prevenção do uso de drogas.
Palavras-chave Gestantes, Vínculo, Drogas
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,70 segundos.