Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 3787

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Economia e desenvolvimento
Setor Departamento de Economia Rural
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Mariel Gouvêa Gruppi
Orientador EVANDRO CAMARGOS TEIXEIRA
Outros membros Erick Hiroiti Shimura, Jade Gama Diniz, James Rocha, Sara de Sousa Souto, Taynnara Rodrigues Alves dos Santos, Víctor Henriques de Oliveira, Yuri Valverde Lauriano
Título Projeto APLIC - Aprender, Planejar, Investir e Conquistar
Resumo A Educação Financeira não é apenas aprender a economizar, cortar gastos, poupar e acumular dinheiro. É muito mais que isso, ela proporciona uma melhor qualidade de vida tanto hoje quanto no futuro, e fornece uma garantia para eventuais imprevistos. A partir disso, percebeu-se a importância de implantar em Viçosa um projeto de educação financeira. Assim, foram traçados objetivos específicos para atender a demanda do público definido. O objetivo principal do projeto é ministrar aulas sobre Educação Financeira para alunos da rede municipal de ensino em Viçosa. A partir disso, elaborar materiais como apresentações de slides e outros recursos que serão utilizados nas aulas, auxiliar e acompanhar a implementação de medidas relativas ao conteúdo abordado, no dia-a-dia dos alunos e de suas famílias. Realizaram-se reuniões de planejamento, com a equipe do projeto, para elaboração de material didático e preparação das aulas. Aplicou-se um questionário aos alunos que seriam atendidos pelo projeto para avaliar o grau de conhecimento e interesse a respeito do tema Educação Financeira, a fim de se conhecer melhor a demanda de informação por esse tema por parte dos alunos. Foram ministradas nove aulas no período de Abril à Julho de 2015.Durante esse período, ocorreram reuniões semanais para discussão das ações que foram sendo realizadas nas aulas. Desta forma, foi possível reformular o conteúdo das aulas no decorrer do curso, à medida que os alunos demandavam. Na última semana de aula foi aplicado um questionário com o objetivo de obter uma avaliação do projeto por parte dos alunos. Após a realização das aulas, o bolsista, juntamente com o professor coordenador e os voluntários, se reuniu para a avaliação do projeto até o presente momento, e para o planejamento do próximo semestre. Na comunidade atendida, verificou-se que com o passar das aulas, o interesse com relação ao tema aumentou. Além disso, muitos alunos relataram uma mudança no que tange o relacionamento com as finanças. Nesse sentido, muitos alunos afirmaram que, a partir do conhecimento adquirido através das aulas, passaram a estar mais atentos quanto ao orçamento familiar, quanto aos seus direitos enquanto consumidores e cidadãos. Percebeu-se que a comunidade envolvida se mostrou satisfeita com o projeto. Foi observada no público atendido uma carência de conhecimentos básicos na área de educação financeira, ao passo que no decorrer das aulas os alunos foram se interessando mais e levando questionamentos do dia a dia deles para a sala de aula. Isso mostrou que havia um grande interesse por informações sobre o tema abordado por parte dos alunos, e que a implementação do projeto foi bastante relevante para a comunidade.
Palavras-chave Educação Financeira, Economia, Educação
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,70 segundos.