Resumo |
O objetivo deste trabalho foi obter a eficiência térmica de um motor de ignição por compressão utilizando uma mistura B20, isto é, diesel S10 com 20% de biodiesel de girassol. Os combustíveis fósseis respondem por 81% da matriz energética global. Essa dependência do petróleo e seus derivados é um risco devido a uma tendência de redução na oferta do petróleo, além do aquecimento global provido da queima de tais combustíveis. Tal situação faz com que se desenvolvam alternativas energéticas e sustentáveis, destacando-se aquelas oriundas de fontes renováveis e biodegradáveis. Atualmente, pelos reconhecidos benefícios ambientais conseguidos com o uso de biocombustíveis, observa-se o crescimento da participação desses combustíveis nas matrizes energéticas. O biodiesel é um combustível composto de monoalquilésteres de ácidos graxos de cadeia longa derivados de óleos vegetais ou gorduras animais e possui características físico-químicas semelhantes ao óleo diesel sendo perfeitamente miscível no mesmo. Para a sua produção encontram-se diversas oleaginosas utilizadas como matéria-prima, tais como, a mamona, soja, dendê, babaçu, girassol, entre outras. A metodologia empregada para mensurar as características do biodiesel de girassol teve como base as normas vigentes da ANP (Agencia Nacional do petróleo) sendo o mesmo produzido em laboratório utilizando como matéria-prima o óleo de girassol disponível no comércio. A qualidade do biodiesel é especificada em função de diversas características do combustível. Então, caracterizou-se as principais propriedades físico-químicas do biodiesel de girassol, tais como, ponto de fluidez, névoa, densidade, viscosidade, número de cetano e ponto de fulgor. Os resultados obtidos mostraram que a reação de transesterificação resultou em um biocombustível dentro dos limites estabelecidos pela ANP. As características físico-químicas do biodiesel de girassol assemelham-se ao diesel S10 o que evidencia a sua viabilidade de utilização como um combustível alternativo. A partir do conhecimento destas propriedades efetuou-se o teste em um motor de bancada utilizando uma mistura de 80% de diesel S10 e 20% de biodiesel de girassol (B20). Este teste se fez necessário para conhecer suas características de desempenho. Portanto, foi utilizado um conjunto de propriedades que possibilitou a geração de várias curvas características deste motor. Conclui-se que o estudo detalhado permitiu-nos efetuar a comparação das características de uma mistura de 20% de biodiesel de girassol com o diesel S10 de origem fóssil. A similaridade encontrada nos pesos moleculares entre os ésteres obtidos e o diesel S10 estende-se às propriedades físico-químicas, o que incentiva a utilização do biodiesel. Este estudo foi fundamental para a análise de desempenho de um motor de ignição espontânea. |