Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 3778

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Geotecnia e sistemas viários
Setor Departamento de Engenharia Civil
Bolsa PIBIC/CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Guilherme Avelino Venturim
Orientador TACIANO OLIVEIRA DA SILVA
Título Estudo do comportamento mecânico de misturas asfálticas a quente reforçadas com geogrelha
Resumo Os geossintéticos empregados no pavimento são aqueles que exercem especialmente a finalidade de reforço, tanto de fundação quanto de revestimento, entre eles estão as geogrelhas. O presente trabalho de pesquisa tem como objetivo avaliar o comportamento mecânico de misturas asfálticas a quente por meio da submissão de corpos de prova com e sem inserção de geossintético à ensaios de resistência a tração por compressão diametral ME 138 (DNER, 1994a) e de módulo de resiliência ME 131 (DNER,1994b). Na composição das misturas utilizou-se agregados naturais provenientes da pedreira Ervália, localizada em Ervália-MG e ligante asfáltico CAP 50/70, oriundo da Refinaria Gabriel Passos, localizada em Betim-MG. A faixa granulométrica selecionada para o estudo foi a “C” da especificação de serviço ES 031 (DNIT, 2006). Os agregados foram caracterizados através dos ensaios de determinação da abrasão “Los Angeles”; da análise granulométrica dos agregados graúdos e miúdos; da determinação da absorção e da massa específica do agregado graúdo; do índice de forma; da adesividade ao ligante betuminoso e da massa específica do agregado miúdo. Para a caracterização do ligante realizaram-se os ensaios de determinação da massa específica e densidade relativa, do ponto de fulgor; da penetração e do ponto de amolecimento – Método do anel e bola. Com a utilização dos materiais analisados e atendendo a faixa granulométrica mencionada produziram-se dois grupos de corpos de prova de misturas asfálticas, sendo um deles reforçado com geossintético (hatelit) e o outro grupo sem este reforço. Cada grupo possuiu corpos de prova dosados através da metodologia Marshall. Foram selecionados três teores de projeto que atenderam às exigências da especificação de serviço ES 031 (DNIT, 2006) para a realização dos ensaios de resistência à tração por compressão diametral e de módulo de resiliência. Os resultados encontrados foram apresentados e comparados em curvas de variação, e obteve-se como teor “ótimo” aquele correspondente às misturas com 5,7% de ligante asfáltico, reforçadas com geogrelha.
Palavras-chave Misturas asfálticas a quente, Geossintéticos, Pavimentação.
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,69 segundos.