Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 3768

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Alimentos, nutrição e saúde humana
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Bolsa CAPES
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Vanessa Knauf Lopes
Orientador VIRGINIA VINHA ZANUNCIO
Outros membros Alessandra Vieira Diniz, Ivanete Lopes da Silva, Rafaella Rêllo Pinto Coelho Carvalho, Tatiana Ferreira França
Título A Psoríase correlacionada à Síndrome Metabólica
Resumo Introdução: A psoríase é uma enfermidade da pele que cursa com um processo inflamatório crônico, possuindo alta ocorrência de morbidades. As manifestações clínicas da doença são muito variáveis, podendo ser muito impactante para a qualidade de vida do doente. Dentre estas comorbidades, destaca-se a síndrome metabólica, a qual deve-se intervir o mais precocemente possível, com a finalidade de reduzir as taxas de morbimortalidade e hospitalização dos pacientes afetados.
Objetivos/Metodologia: Correlacionou-se psoríase e síndrome metabólica por buscas de artigos através dos descritores: “psoríase”, “psoríase e síndrome metabólica”, “síndrome metabólica”, “psoríase fisiopatologia”, nas plataformas: Scielo, LILACS e PubMed, além de livros-texto de medicina interna, patologia e dermatologia.
Discussão: Síndrome metabólica e psoríase estão interligadas tanto pelo maior predomínio de fatores constituintes do risco cardiovascular nos psoriáticos quanto pela condição inflamatória crônica característica da psoríase, sendo a base para o desenvolvimento da síndrome metabólica, além do fator genético, maus hábitos alimentares, estresse e redução da prática de atividades físicas. Assim como a psoríase, a síndrome metabólica é caracterizada pelo aumento dos processos inflamatórios do tipo Th1, sugerindo que ambas as patologias compartilham as mesmas vias inflamatórias. As circunstâncias que caracterizam a síndrome metabólica são fortemente relacionadas à psoríase tanto pelo maior predomínio de fatores constituintes do risco cardiovascular nos psoriáticos quanto pela condição inflamatória crônica característica da psoríase, a qual é a base para o desenvolvimento da síndrome metabólica. Estudos realizados por AMOROSO et al. (2010) demonstraram que a síndrome metabólica foi identificada em 36% dos pacientes portadores de psoríase, resultados semelhantes aos encontrados por LANGAN et al. (2012), onde 34% dos pacientes psoriáticos apresentavam a síndrome metabólica, em comparação com 26% dos pacientes sem a doença (grupo controle). Com base no estado pró-inflamatório provocado pela obesidade, esta poderia participar no surgimento da psoríase no paciente, assim como também poderia ser uma consequência da doença psoriática, oriunda de desregulações metabólicas induzidas pelo estado pró-inflamatório produzido pela doença. Ademais, outras explicações para a predisposição de desenvolvimento da síndrome metabólica nos doentes portadores de psoríase são: maus hábitos alimentares, stress e redução da prática de atividades físicas. À somar-se com as condições supracitadas, o fator genético para o desenvolvimento de desordem metabólica também é muito importante nos psoriáticos.
Conclusão: Apesar de as taxas de mortalidade atribuídas à psoríase serem baixas,a doença está associada à grande morbidade e redução da qualidade de vida do paciente. É importante que este passe por um rastreamento apropriado para a prevenção de doenças cardiovasculares, evitando desfecho trágico.
Palavras-chave Psoríase, Dermatologia, Síndrome Metabólica
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,61 segundos.