Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 3760

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Linguística
Setor Departamento de Letras
Bolsa CNPq
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Marina Camila Santana de Lelis
Orientador MARIA CARMEN AIRES GOMES
Título A representação de mulheres com câncer de mama em narrativas e em ensaios fotográficos
Resumo Sabemos que o corpo humano é objeto de estudo de diversas áreas do conhecimento: da fisiologia, da anatomia, das ciências sociais e, porque não, da linguística. Cada área científica leva em consideração características, aspectos, ou partes específicas desta complexa unidade orgânica. Ao que aqui interessa – os estudos discursivos – pode-se pensar em um corpo social, histórico e cultural, que vive e realiza ações em uma determinada cultura e em uma época específica; um corpo sujeito a interpretações e questionamentos; um corpo que age e produz conhecimentos. Este trabalho faz parte da pesquisa de mestrado, em andamento, “Cicatriz(ação): representação de mulheres com câncer de mama em narrativas e em ensaios fotográficos”. O corpus, retirado do livro The SCAR Project: Breast Cancer is not a pink ribbon do fotógrafo David Jay, conta com 10 narrativas e 10 imagens de mulheres com câncer de mama. Discuto sobre o corpo marcado de cicatrizes, que foge da normalidade de um corpo feminino, pela ausência do(s) seio(s). Partindo dos pressupostos teóricos dos Estudos Discursivos Críticos (FAIRCLOUGH, 2003, 2001, CHOULIARAKI & FAIRCLOUGH, 1999), da Gramática Sistêmico Funcional (HALLIDAY, 2004) e da Gramática do Design Visual (KRESS & VAN LEEUWEN, 1996), buscarei discutir questões tais como: Como as mulheres que participaram do projeto representam a doença? Como elas representam a relação delas com a doença? Como essas mulheres representam o projeto? Qual a importância do The SCAR Project na construção das suas identidades? E como este corpo é representado nas fotografias do livro? Há um impacto na feminilidade com a perda dos seios? Assim, os objetivos de tal trabalho são: (i) analisar como o corpo de mulheres com do câncer de mama é representado nas fotografias publicadas no livro, por meio das categorias multimodais (KRESS & VAN LEEUWEN, 2006); (ii) analisar, nas estruturas narrativas, os significados Representacional e Identificacional (FAIRCLOUGH, 2003); (iii) analisar como ocorre a representação da doença pelas narradoras, e como elas representam a si mesmas; (iv) verificar a relação e a importância do projeto na construção das identidades das mulheres e (v) analisar as implicações sócio-políticas das fronteiras da esfera privada e da esfera pública. Percebe-se, pelas análises, que ora a narrativa explica a imagem; ora elas se contradizem ora se complementam. Pelas análises dos processos e participantes, é possível observar que as narradoras se colocam como agentes dos processos realizados, não se comportando, assim, como participantes pacientes, meras portadoras de uma doença.
Palavras-chave análise crítica do discurso, representação, corpo
Forma de apresentação..... Painel
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