Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 3753

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Educação e formação universitária
Setor Departamento de Matemática
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Marco Aurelio do Carmo
Orientador LUCIANA MARIA MENDONCA BRAGANCA
Título Matemática para a vida: criando um novo cenário para o ensino-aprendizagem
Resumo Como forma de despertar o interesse dos estudantes da Escola Estadual Antônio Moreira de Queiroz, do município de Teixeiras, MG, quanto à disciplina Matemática, a equipe do projeto de extensão “Matemática para a vida: criando um novo cenário para o ensino-aprendizagem” realiza encontros semanais com duas turmas de alunos do nono ano do Ensino Fundamental nesta escola com carga horária de 3h20min. Durante esses encontros são discutidos conteúdos matemáticos de forma a sanar lacunas no aprendizado e despertar o interesse por novos temas, dentro da proposta curricular para esta etapa de formação. Para alcançar este propósito, são desenvolvidas atividades lúdicas que estimulam o interesse, a curiosidade, o espírito de investigação e a capacidade para resolver problemas. São propostas análises de vídeos, construções de figuras geométricas e jogos que permitem uma interação dos estudantes com os conteúdos abordados, despertando um maior interesse pela Matemática e levando-os a usufruir do conhecimento adquirido, tanto em sua vida escolar, quanto fora dela. Para diagnosticar as dificuldades e possibilidades dos estudantes, corrigir distorções e apoiar aqueles estudantes com deficit de aprendizagem, são propostas algumas situações-problema no final de cada encontro. A equipe de trabalho fica atenta às estratégias utilizadas, para saber o quão maduro está o aluno em relação à aprendizagem e como ele consegue relacionar o tema matemático estudado com o conhecimento de mundo que já possui. Assim, tem-se uma ideia de que rumo tomar e quais formas serão mais eficientes para obtenção de uma aprendizagem significativa dos conteúdos matemáticos. Um exemplo disso foi o uso de materiais concretos para construção de figuras espaciais (cubo, tetraedro, pirâmide). Além de identificar em cada figura a sua respectiva planificação, os estudantes perceberam as dificuldades de construir algumas estruturas devido a sua forma geométrica. Este projeto tem buscado mecanismos para que os estudantes desenvolvam a memória visual, o sentido crítico, o raciocínio lógico, além de aumentar a criatividade e a persistência dos estudantes nas tarefas escolares e no seu dia a dia. Além disso, tem oportunizado a interação entre professores e estudantes dos cursos de Matemática, aproximando-os da realidade do ensino nas escolas públicas, mostrando-lhes o caminho necessário para a excelência do ensino público no País.
Palavras-chave Atividades Lúdicas, Matemática, Ensino
Forma de apresentação..... Painel
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