Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 3743

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Metodologias de ensino e práticas educativas
Setor Departamento de Letras
Bolsa PIBIC/CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Francyane Canesche de Freitas
Orientador ELISA CRISTINA LOPES
Título O livro didático e o ensino de literatura: leitores em formação ou apenas transmissão de conhecimentos literários?
Resumo Na realidade escolar brasileira, vemos que a formação literária do aluno se restringe, muitas vezes, ao mero conhecimento das abordagens extrínsecas do texto literário, colocando em segundo plano – quando acontece – a análise intrínseca e imanente. No ensino fundamental, o trabalho com a literatura tem um sentido amplo, apresentando textos pequenos e divertidos, limitando-os a recortes descontextualizados e descomprometidos com uma aprendizagem de estratégias de leitura que daria aos alunos ferramentas para o exercício autônomo e crítico do hábito da leitura de textos literários, para além da sala de aula. Já no Ensino Médio a literatura ganha outra forma, os alunos são submetidos a uma cronologia literária em que se sucedem estilos de época, traços teóricos, formas fixas, ou seja, um ensino que privilegia a Historiografia literária. Nossa pesquisa pretende, então, mostrar através de uma análise comparativa dos livros didáticos de Língua Portuguesa e/ou Literatura utilizados por algumas escolas de Viçosa-MG, se o ensino de literatura está voltado apenas para uma transmissão de conhecimento histórico ou se, contrariando essa tradição da educação básica no Brasil, está incentivando o gosto pela leitura e formando leitores ativos, permitindo um alargamento do mundo para além da escola. No decorrer da pesquisa, foram selecionados quatro livros didáticos distintos nos quais foram analisadas quatro unidades didáticas, sendo uma de cada livro. A análise destas unidades baseou-se nas propostas dos autores feitas nas apresentações dos livros. A partir desta, buscamos compreender se o que o autor propunha era coerente ao que ele apresentava naquela unidade, focando na existência ou não de exercícios práticos de leitura, na linguagem e na literatura, sem deixar de observar os objetivos e expectativas do autor em relação ao aluno. Depois destas análises, foi constatado que os livros de Ensino Fundamental trabalham a literatura de uma maneira mais extrínseca, ou seja, preocupados com os dados contextuais e temáticos, considerando o conteúdo e toda sua implicação social, sem se preocupar em ensinar os mecanismos básicos do exercício de construção do sentido dos textos. Já os livros de Ensino Médio, por sua vez, têm um caráter completamente diferente e se distinguem bastante de um autor para outro. Pensando nesta distinção, enquanto alguns trabalham tanto a vertente intrínseca, que disseca o texto em seus mínimos detalhes, bem como a extrínseca, que remete a relações sociais, estéticas e históricas; outros autores trabalham a literatura de maneira linear e histórica. Estes, deixam de lado, o papel que ela tem a cumprir na sociedade que, como dito em algumas apresentações destes mesmos livros, consiste em permitir uma fuga da aceleração do mundo atual, em fornecer uma maneira de expressar-se diante dos acontecimentos e de permitir que o aluno se emocione diante das histórias e obtenha uma formação ampla e crítica do mundo para saber transformá-lo.
Palavras-chave Literatura, Ensino, Livro Didático
Forma de apresentação..... Painel
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